Notícias

Acervo

Clodoaldo Silva é um dos destaques da 2ª temporada de exposições do eMuseu do Esporte

Museu virtual tem conta com material de acervos pessoais de fãs, atletas e ex-atletas, além de entidades esportivas
Publicado em 22/05/2020 15h51 Atualizado em 22/05/2020 16h19
29125992573_980f4e0091_k.jpg

Foto: Miriam Jeske/rededoesporte.gov.br

Conhecido como "Tubarão Paralímpico", o ex-nadador Clodoaldo Silva, dono de 14 medalhas paralímpicas (seis ouros, seis pratas e dois bronzes), é um dos destaques da segunda temporada de exposições colaborativas do eMuseu do Esporte. A abertura do evento virtual ocorre nesta sexta-feira (22.05). Os visitantes terão até 4 de junho para acessar o site www.emuseudoesporte.com.br e conhecer melhor a trajetória esportiva de Clodoaldo e outros nomes importantes do esporte brasileiro.

A segunda temporada conta ainda com nomes como Camila Bombana, do tiro com arco, Yanca Costa, do surfe, e Verônica Almeida, nadadora. Entidades esportivas também fazem parte da ação. O Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) apresentarão histórias de seus atletas.

O museu virtual tem como principal missão registrar a memória esportiva do país e seu legado. A opção foi por uma forma inovadora e colaborativa. O material faz parte do acervo pessoal de fãs, atletas e ex-atletas, além de entidades esportivas. O site conta com navegação em 3D, proporcionando ao internauta uma experiência interativa, com visita guiada. A iniciativa conta com recursos captados via Lei de Incentivo ao Esporte.

Ampliação

Contando com o apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte terá oito museus virtuais permanentes, que serão lançados em junho, em uma plataforma 3D robusta, dentre as quais estarão: a Enel, entidades esportivas, Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Museu Galeria Olímpica, Exército e a Marinha juntos no eMuseu do Desporto Militar. Esses espaços terão um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes.

Além disso, será lançado, ao mesmo tempo, um portal do eMuseu do Esporte, no qual fãs do esporte, atletas, ex-atletas, entidades esportivas e demais interessados poderão criar seus perfis, como em uma rede social, e compartilhar seus acervos pessoais.