Projeto Hortas Pedagógicas

Publicado em 28/10/2020 17h33 Atualizado em 19/01/2021 13h45

O Projeto Hortas Pedagógicas é uma iniciativa que busca integrar o conhecimento científico ao cotidiano da população brasileira.

O Ministério da Cidadania, pensando em como melhorar a vida das pessoas e, principalmente, das crianças e adolescentes, propôs a união de esforços em um projeto que levasse a ciência e o conhecimento agrícola para dentro das escolas, tendo como meta contribuir para melhoria alimentar e nutricional dos escolares, por meio de alimentos saudáveis e seguros.

O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, empresa pública de referência internacional em pesquisa agrícola, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura; e, contou com o apoio do FNDE, Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, que é uma instituição de referência na Educação Brasileira.

Para concretização da abordagem pretendida, a etapa piloto do Projeto foi implantada em 4 escolas, nos municípios de São Luis/MA e José de Freitas/PI, contando com o apoio de instituições locais.

A metodologia desenvolvida conta com uma série de materiais e vídeos, voltados para capacitação de gestores, coordenadores, professores, nutricionistas,  merendeiros e escolares. Estes instrumentos de capacitação estimulam e orientam a interação entre os diversos atores da comunidade escolar, para a implantação participativa da horta na escola. Desta forma, a horta passa a ser ponto de partida para processos de educação alimentar e nutricional e para a adoção de novos hábitos alimentares, saudáveis e sustentáveis, com a inserção dos produtos da horta no cardápio escolar.

Para promover a qualificação de pessoas que querem implantar hortas em escolas, foi elaborado o Curso EaD Gestão de Hortas Pedagógicas, que torna possível o acesso a todos os materiais e vídeos que fazem parte do Projeto Hortas Pedagógicas.

Para conhecer esta proposta, acesse o curso Ead.

Recomendamos o estudo de todo o conteúdo elaborado pela Em.brapa, pelo Ministério da Cidadania e pelo FNDE e incentivamos a busca das instituições locais (prefeituras, secretarias de agricultura, empresas públicas e privadas e comunidade) para o apoio necessário para a realização do Projeto em cada localidade.