Protocolo Eletrônico

O Protocolo Eletrônico é um sistema que possibilita cidadãos, órgãos e entidades a protocolar documentos destinados à Controladoria-Geral da União (CGU), pela internet, sem a necessidade de se deslocar fisicamente até o Protocolo Central. A ferramenta visa simplificar e melhorar o atendimento com praticidade, agilidade e segurança, economizando assim tempo e recursos.

Com a implantação do Protocolo Eletrônico, a CGU cumpre o Decreto 8.539, de 8 de outubro de 2015, que estabelece o uso do meio eletrônico para o processo administrativo e possibilita a simplificação do atendimento ao cidadão, conforme preconiza o Decreto n° 9.094, de 17 de junho de 2017.

Acesse: https://protocolo.cgu.gov.br

O que mudou?

A protocolização de documentos deverá ser feita exclusivamente de forma eletrônica pelo usuário.
Documentos entregues fisicamente não serão aceitos a partir de 02/04/2020.

O que pode ser enviado?

O sistema permite o envio de documentos em formato pdf. Permite, ainda, o envio de até 10 anexos
com 10 mb cada, no limite total de 100 mb. 

Quem pode utilizar o Protocolo Eletrônico?

Órgãos, entidades da administração pública e pessoas físicas que necessitem protocolar documentos
destinados à CGU.

Passo a passo para envio:

O usuário deve:
a) Acessar o endereço: https://protocolo.cgu.gov.br;
b) Clicar em: ‘Ainda não sou cadastrado’;
c) Preencher os dados (Nome, telefone, e-mail) e criar uma senha;
d) Clicar em ‘Salvar’;
e) Acessar o e-mail e seguir as orientações.

Após o envio, o recibo do protocolo é emitido para o e-mail do usuário cadastrado. Sempre que o usuário necessitar protocolar documentos na CGU, basta acessar o sistema. Inserir o e-mail e a senha cadastrada.

Dúvidas? Contate o Protocolo Central, pelo telefone (61) 2020-6959 ou pelo e-mail sei.protocolo@cgu.gov.br