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Info

Sobre o LIGEM.Redes

Publicado em 05/10/2022 11h44 Atualizado em 03/12/2025 07h26

Objetivos Gerais

Criar, estruturar e desenvolver capacidade de pesquisa aplicada com governança própria e modus operandi inovador visando à qualificação e incorporação de análise científica para apoiar atividades de proposição, planejamento, coordenação, execução de ações integradas de garantia da soberania, projeção de poder nacional, prevenção e repressão qualificada às redes de crime organizado transnacionais na Amazônia Brasileira e na Amazônia Azul, bem como à avaliação dos impactos dessas redes e atividades no desenvolvimento sustentável de ambas as regiões.

Objetivos Específicos

  • Consolidar e reposicionar a pesquisa aplicada no âmbito do Ministério da Defesa na fronteira científica nas áreas de segurança, defesa e desenvolvimento (SDD), GEOINT, modelagem e previsão comportamental, redes complexas, IA, computação de alto desempenho, avaliação de impactos socioeconômicos, modelagem econométrica e estatística e previsão relacionadas aos ilícitos transnacionais narcotraficantes e ambientais.

  • Desenvolver o SIDEM³RAIT: Sistema Integrado de Detecção, Mapeamento, Monitoramento, Modelagem e Avaliação de Impacto de Redes de Abastecimento Transnacionais de Ilícito Transnacionais na Amazônia.

Entregas do LIGEM.Redes

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A Amazônia Legal, a Faixa de Fronteira e a “Amazônia Azul” 

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O Brasil apresenta uma extensa fronteira terrestre de 16.886 km. Sua faixa de fronteira possui 1,4 milhões de km² dispersos ao longo dos arcos sul, central e norte (ver mapa abaixo). No arco norte, essa faixa de fronteira se une à Amazônia Legal com seus 5,2 milhões de km² onde vivem 30 milhões de pessoas em meio a uma inigualável biodiversidade de difícil acessibilidade. A Amazônia Legal é uma região estratégica para nossa soberania, contudo, apresenta desafios de monitoramento, vigilância e proteção diante da ameaça das Redes de Abastecimento de Ilícitos Transnacionais (RAITs). 

Essas ameaças foram ampliadas tanto pela integração de cidades litorâneas e da Amazônia Azul às estruturas criminosas, quanto pelo significativo aumento da sofisticação, adaptabilidade e resiliência dessas redes. Portanto, é urgente dotar o Ministério da Defesa, diversos órgãos e instituições (federais e estaduais) de potencial científico priorizando análise e modelagem comportamental das RAITs para subsidiar soluções e motivar avaliações relacionadas ao enfrentamento do crime organizado transnacional e seus rebatimentos no desenvolvimento sustentável.

Conceito Geral do LIGEM.Redes

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Principais Rotas do Narcotráfico no Brasil

Recentemente, houve uma grande mudança organizacional no modus operandi dessas redes que passaram a funcionar como sofisticadas cadeias de abastecimento capazes de se adaptar e, consequentemente, apresentar grande resiliência ao seu combate, (MAGLIOCCA et al., 2021). De maneira mais específica, o crime organizado transnacional se tornou, além de uma questão prioritária de segurança pública, uma ameaça à segurança nacional (interna e externa) do Brasil, (PIMENTEL, 2019).

No âmbito interno destacam-se o aumento do homicídio, medo e problemas carcerários por onde passam; no aspecto político, as facções criminosas (PCC e CV) influenciam pleitos eleitorais, procurando arregimentar políticos e servidores públicos (FERREIRA, 2019). No âmbito externo, o poderio econômico e bélico das facções expõe países vizinhos a riscos; e o crescimento desses grupos poderá se tornar um problema de defesa para o Brasil e sua expressão econômica do Poder Nacional (PIMENTEL, 2019).

Atualmente, a centralidade do Brasil no contexto do narcotráfico transnacional é inconteste, já sendo destacada em documentos, discursos e relatórios oficiais de Estado ou de órgãos das Nações Unidas (CDE, 2021) e (UNODC, 2023a).

.Fonte:Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (UNODC, Brasil), 2021
.Fonte:Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (UNODC, Brasil), 2021

Porque o Censipam?

O Censipam foi escolhido para sediar o LIGEM.Redes por:

  • Desenvolver, há duas décadas, conhecimento científico para a articulação, o planejamento e a coordenação de ações, de acordo com as diretrizes do SIPAM.
  • Utilizar dados gerados por uma infraestrutura tecnológica única, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados.
  • Qualificar, por meio de seus analistas, o monitoramento da Amazônia Legal e da Amazônia Azul, produzindo informações metodologicamente embasadas em tempo próximo ao real.
  • Ter se tornado uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), a partir da Portaria nº 1.279, de 12 de março de 2021.
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