Mapa Estratégico para 2020-2022

Publicado em 29/12/2020 17h10 Atualizado em 30/12/2020 16h32

 

A Casa Civil da Presidência da República (CC/PR) concluiu o Planejamento Estratégico Institucional para 2020-22. Na primeira etapa foram realizados diagnósticos de análise de contexto, interno e externo, resultando em uma matriz SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e o Mapa Estratégico, representado na figura abaixo.

O Mapa anuncia, de modo simples e fácil, a visão de futuro, a missão institucional, os valores da Pasta, e os objetivos estratégicos que norteiam a atuação da Casa Civil como órgão vital para Centro de Governo.

A partir dos objetivos estratégicos, a segunda etapa do processo de Planejamento Estratégico resultou na Cadeia de Valor, representada pelos macroprocessos organizacionais que geram valores públicos para a sociedade. Para cada macroprocesso foram mapeados os atores e as ações para a Matriz de Responsabilidades.

O trabalho é fruto de questionários, entrevistas e oficinas moderadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ocorridas ao longo de 2020, de modo semipresencial, com representantes de todas as áreas. As orientações estratégicas foram emanadas da Alta Administração, que validou os resultados finais dos trabalhos. Toda a facilitação para o Planejamento foi realizada pela Diretoria de Governança, Inovação e Conformidade da Secretaria-Executiva.

Dado o contexto da pandemia, que impediu a execução das atividades presenciais de facilitação, optou-se em inovar com a realização das oficinas de forma remota, utilizando ferramentas de videoconferência e de moderação de trabalho em grupos a distância.

A terceira etapa do processo definiu indicadores e metas, iniciativas estratégicas e a metodologia de monitoramento do Plano Estratégico Institucional da Casa Civil. Todo esse esforço contribui para promover a governança e garantir os melhores resultados da coordenação de governo para a sociedade.

Clique aqui para baixar o Mapa Estratégico em alta definição.

Clique aqui para baixar a Cadeia de Valor da Casa Civil.