Notícias

atividade desenvolvida no âmbito educacional do Arquivo em Cartaz

Mostra Arquivos do Amanhã

Publicado em 25/06/2021 15h23 Atualizado em 08/10/2021 15h22
O objetivo da Mostra Arquivos do Amanhã é incentivar os registros a partir do ponto de vista de crianças e adolescentes que documentem fatos, lugares e tradições significativas de seu tempo, e sirvam de memória para os arquivos futuros. Os filmes inscritos ficarão disponíveis em plataforma de streaming durante todo período do festival Arquivo em Cartaz, que acontecerá de 8 a 20 de novembro.
Atividade permanente desde a primeira edição do festival, a Mostra Arquivos do Amanhã já recebeu filmes de crianças e jovens de diferentes faixas etárias, incentivados por projetos escolares ou projetos educacionais de ONGs que acreditam na linguagem audiovisual como meio de ampliar o repertório dos recursos educacionais. A edição on-line trouxe uma visibilidade maior para as produções em todo território nacional, possibilitando uma troca ampliada entre olhares de estudantes de diferentes regiões do Brasil. 

Confira os curtas que serão exibidos na mostra Arquivos do Amanhã:

 

Dia do Manguezal

8m, Brasil, 2019, Produção: Beatriz Lindenberg; Instituto Marlin Azul/ ES; Direção: alunos dos Grupos 6A e 6B do CMEI Jacyntha Simões/ES.

Os Segredos do Rio Grande

5m, Brasil,2017, Produção: Beatriz Lindenberg; Instituto Marlin Azul/ ES; Direção:  alunos do Projeto Animação da E.M. Sebastião Vicente Ferreira e E.M. Álvaro Botelho/MG.

 Um Diário de Viajantes

20m, Brasil, 2021, Produção: Projeto de Extensão Crias Cine Coluni UFF; Direção: Gabriela Capper e Vinícius Ribeiro; Colégio Universitário Geraldo Reis UFF/RJ

 Velho Jovem Idoso

7m, Brasil,2021, Produção: Luciana Domingues; Direção: Cauê Monteiro, E.M.E.F. Nova Petrópolis/RS

 Vento Viajante

6m, Brasil,2020, Produção: Beatriz Lindenberg; Instituto Marlin Azul/ ES; Direção: Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE; E.M. Joana Marques Bezerra, E.M. Horizonte da Cidadania, E.M. Francisco Ezequiel da Costa, E.M. Carlota Tavares Holanda e E.M. Raimunda Lacerda Damião/ CE.

 A Loucura do Tempo

4m, Brasil,2021, Produção: Thayla Muriel; Direção: Cauê Monteiro, E.M.E.F. Nova Petrópolis/RS

 Voa Passarinho

5m, Brasil,2019, Produção: Kanema Experimento; Direção: Otto Cortes; Escola Moara/DF