Acervos privados

Publicado em 29/09/2017 17h55 Atualizado em 26/04/2021 14h20

Em consonância com as recomendações para a contenção da pandemia da COVID-19, o serviço de atendimento presencial oferecido pelo Arquivo Nacional está temporariamente suspenso.

Para saber se os documentos desejados estão disponíveis virtualmente, acesse o Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN e pesquise na aba Fundos e Coleções/Pesquisa Digital. Veja como fazer aqui.

As certidões e transcrições, extraídas de documentos já digitalizados no SIAN, devem ser solicitadas no Módulo de Atendimento à Distância. Esses serviços somente estão disponíveis por meio digital.

Mais informações pelo e-mail consultas@an.gov.br, ou acesse o Módulo de Atendimento à Distância.

Embora a missão do Arquivo Nacional seja recolher, preservar e dar acesso à documentação permanente do Poder Executivo Federal, a instituição guarda milhares de documentos provenientes de empresas privadas, famílias, produtoras cinematográficas e personalidades da política, da ciência e da cultura brasileira, recebidos por meio de doação. Conheça nossa política de recebimento de acervos privados.

São fotografias, cartas, recortes de jornais, bilhetes, cadernos de anotações, condecorações, prêmios, relatos de pesquisa, discursos e pronunciamentos, além de coleções de livros, discos e filmes. Entre tais acervos destacamos aqueles de Eusébio de Queirós, de Duque de Caxias, de Luiz Carlos Prestes, de Salgado Filho, de San Tiago Dantas, de Apolônio de Carvalho, de Mário Lago, da Família Ferrez, de Maria Beatriz Nascimento, dos presidentes da República Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Afonso Pena, João Goulart, do jornal Correio da Manhã, da TV Tupi, da Rádio Mayrink Veiga, da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e da Associação dos Arquivistas Brasileiros.

Para consultar tais documentos, o usuário deve utilizar a base de dados SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional) ou mesmo consultar os diversos instrumentos de pesquisa do Arquivo Nacional.

Clique aqui para acessar a lista dos acervos privados