Correio da Manhã

Publicado em 28/10/2020 14h28 Atualizado em 26/04/2021 14h19

banner_correio_manha.jpg

Em consonância com as recomendações para a contenção da pandemia da COVID-19, o serviço de atendimento presencial oferecido pelo Arquivo Nacional está temporariamente suspenso.

Para saber se os documentos desejados estão disponíveis virtualmente, acesse o Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN e pesquise na aba Fundos e Coleções/Pesquisa Digital. Veja como fazer aqui.

As certidões e transcrições, extraídas de documentos já digitalizados no SIAN, devem ser solicitadas no Módulo de Atendimento à Distância. Esses serviços somente estão disponíveis por meio digital.

Mais informações pelo e-mail consultas@an.gov.br, ou acesse o Módulo de Atendimento à Distância.

O acervo do Correio da Manhã – jornal matutino diário, editado na cidade do Rio de Janeiro de 1901 a 1974 – foi adquirido por Fernando Gasparian em leilão de 1975, que o doou ao Arquivo Nacional em 1982. A documentação cobre o período de administração de três diretores – Paulo Bittencourt, Niomar Moniz e Maurício Nunes de Alencar – e reúne recortes de jornais, manuscritos, ampliações e negativos fotográficos de vários formatos, charges, ilustrações, cartazes, cartões-postais e desenhos originais, mapas rodoviários.

Destes, a parcela mais consultada são as 1.014.120 fotos, organizadas em 47.693 dossiês temáticos, cujas descrições estão disponíveis no Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIAN.

O acesso às fotografias é realizado de maneira presencial, mediante o acesso aos representantes digitais ou aos originais ainda não digitalizados. Já se encontram disponíveis para acesso imediato 113.692 arquivos digitais, integrantes de 4.247 dossiês. O acesso a originais precisa ser agendado com um mínimo de quatro dias de antecedência.

Reproduções podem ser solicitadas conforme as normas vigentes, que incluem a assinatura, em duas vias, de termo de responsabilidade pelo uso da imagem, no qual está explícita a proibição de repasse das reproduções a terceiros.