Gestão por Processos de Negócio (BPM)

Publicado em 11/01/2021 17h02 Atualizado em 04/05/2021 16h50

Desde a criação da Coordenadoria de Gestão de Processos Organizacionais (CGP), por meio da Resolução Normativa Antaq nº 25 de 2018, a Agência tem implementado a Metodologia de Gestão de Processos (ou Business Process Management - BPM em inglês) na elaboração, revisão e aprovação de rotinas, no intuito de disseminar soluções que viabilizem a gestão de processos como instrumento contínuo da gestão estratégica.

Além de prestar apoio direto à Secretaria de Planejamento e Coordenação Interna (SPL), a CGP coordena os trabalhos de prestadores de serviços com escopo relacionado à gestão de processos e à implantação do Escritório de Gestão de Processos da Antaq. Como exemplo, o monitoramento dos projetos estratégicos tem participação contínua da CGP. Para saber mais sobre o a gestão desses projetos, clique aqui.

Entre outras entregas, a gestão de processos viabiliza redução de custos, agilidade processual, redirecionamento de recursos e inovação tecnológica, garantindo assim a integração, efetividade e economicidade dos processos da Agência. Para tanto, a CGP destaca as seguintes atividades:

      • Revisão da cadeia de valor Antaq;
      • Criação do repositório de processos mapeados da agência; e
      • Apoio na modelagem de processos das UORG.

 

Repositório de Processos mapeados da Antaq

A Cadeia de Valor da Antaq é composta por quatro Macroprocessos Finalísticos e um Macroprocesso de Estratégia, Gestão e Suporte que, em conjunto, possibilitam uma visão sistêmica dos processos e serviços realizados pela Agência.

Para acessar os principais processos mapeados da Antaq, clique no Macroprocesso correspondente.

 

MACROPROCESSO ESTRATÉGIA, GESTÃO E SUPORTE
PROCESSO 2º NÍVEL

 

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

PROCESSO 3º NÍVEL PROCESSO 4º NÍVEL
Elaborar e revisar planejamento estratégico  Definir método de planejamento estratégico
 Realizar diagnóstico da situação atual
 Elaborar e aprovar o planejamento estratégico
 Estruturar desdobramento estratégico
 Monitorar planejamento estratégico
 Atualizar Cadeia de Valor
 Gerir portfólio de projetos
Gerir desempenho organizacional  Realizar imersão
 Conceber soluções
 Realizar implantação e aceleração
 Estruturar governança corporativa
 Gerir riscos organizacionais
 Realizar entendimento do contexto (gestão de riscos)
 Realizar identificação dos riscos
 Realizar análise dos riscos
 Realizar avaliação e priorização dos riscos
 Definir respostas aos riscos e plano de tratamento
 Realizar monitoramento e avaliação do plano de tratamento
 Comunicar ações de gestão de riscos institucionais