QUALISS - Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde

Conheça as regras e os atributos de qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar.
Publicado em 10/05/2016 14h00 Atualizado em 09/04/2021 19h39

O QUALISS visa estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço. O objetivo é ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.

O Programa foi estabelecido pela RN 405, de maio de 2016 e consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços; na avaliação da qualificação desses prestadores de serviços de saúde; e na divulgação dos atributos de qualificação, tais como: acreditação, segurança do paciente, qualificação profissional, monitoramento da qualidade por meio de indicadores, etc.

Acesse aqui a cartilha do QUALISS (.pdf)

Para a execução do QUALISS, a ANS conta ainda com entidades participantes, que contribuem não só na elaboração de critérios como na coleta e consolidação de dados.

Razão SocialAcreditadoraColaboradoraGestora de Outros Programas de QualidadeEntidades Parceiras
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Esta é uma entidade parceira
Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) Esta é uma entidade parceira
Conselhos Profissionais e Associações Nacionais Representativas de Categorias Profissionais Esta é uma entidade parceira
Organização Nacional de Acreditação (ONA) Esta é uma entidade acreditadora Esta é uma entidade colaboradora Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
IQG Serviço de Acreditação em Saúde Esta é uma entidade acreditadora Esta é uma entidade colaboradora Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) Esta é uma entidade acreditadora Esta é uma entidade colaboradora Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
2IM Impacto Inteligência Médica Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) Esta é uma entidade colaboradora
IAG Saúde Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
DNV GL - Business Assurance Esta é uma entidade acreditadora Esta é uma entidade colaboradora
Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) Esta é uma entidade colaboradora Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) Esta é uma entidade acreditadora Esta é uma entidade colaboradora Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
Soc. Bras. de Patologia Clínica Medicina Laboratorial - SBPC/ML – PALC. Esta é uma entidade acreditadora
Soc. Bras. de Patologia Clínica Medicina Laboratorial - SBPC/ML e CONTROLLAB Esta é uma entidade colaboradora
Giovanoni Internacional Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
União das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) Esta é uma entidade acreditadora
Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) Esta é uma entidade acreditadora Esta é uma entidade colaboradora Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
Federação Nacional das Associações de Prestadores de Serviços de Fisioterapia (FENAFISIO) Esta é uma entidade colaboradora
Conselho Federal de Biomedicina – CFBM Esta é uma entidade colaboradora
Cooperativa Central de Cooperativas Unimed do Rio Grande do Sul- UNIMED RS Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
Federação Brasileira de Hospitais (FBH) Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
A4Quality Services – Auditoria e Certificação LTDA Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade
DICQ – Sistema Nacional de Acreditação LTDA Esta é uma entidade gestora de outros programas de qualidade

Consulta da Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde

O buscador do Qualiss permite que o usuário encontre o prestador pelo nome, por tipo de estabelecimento (hospital, hospital-dia, clínica ou Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia - SADT), estado ou município. A ferramenta contempla estabelecimentos acreditados em nível máximo por instituições acreditadoras de serviços de saúde no país; prestadores com Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa, além dos prestadores que participam de projetos de indução de qualidade da ANS (Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado e Oncorede).

Para pesquisar, preencha ao menos um campo, deixando em branco os campos não selecionados. Quanto mais campos preencher, mais específico tende a ser o resultado.

Além do buscador, também está disponível, no ícone “Notivisa” a relação de prestadores de serviços de saúde que notificaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a ocorrência de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços, ao menos uma vez nos últimos três meses.

Notivisa

Logo da notivisa Além do buscador, também está disponível, no ícone “Notivisa” a relação de prestadores de serviços de saúde que notificaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a ocorrência de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços, ao menos uma vez nos últimos três meses.

 

Relação de notificantes (atualizado em 05/07/2020)

PM QUALISS

O PM QUALISS é um sistema de medição para avaliar a qualidade dos prestadores de serviço na saúde suplementar, por meio de indicadores que têm validade, comparabilidade e capacidade de discriminação dos resultados. Este Programa está sendo desenvolvido por meio do Projeto “Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar”, cujo período de execução é o triênio 2018 -2020.

 

Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar

O Projeto

consorcio_2.jpg

O projeto Indicadores de Qualidade Hospitalar é desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV) e por meio do programa Proadi-SUS. A iniciativa é pioneira na avalição do desempenho das instituições hospitalares privadas do país.

O projeto visa criar um sistema único de avaliação da qualidade dos hospitais que permita comparabilidade, identificação de boas práticas e pontos de aprimoramento, desenvolvimento de políticas baseadas em desempenho e disponibilidade de informações para a sociedade, possibilitando maior poder de decisão sobre os serviços disponíveis.

Para isso, está sendo desenvolvido um painel geral composto por 14 indicadores de qualidade e um conjunto de indicadores específicos para cinco linhas de cuidado referentes às condições clínicas mais prevalentes em internações hospitalares no Brasil. O projeto definiu também um hospital de excelência para ser corresponsável por cada condição:

  1. Acidente Vascular Cerebral: Hospital Moinhos de Vento
  2. Síndrome Coronariana Aguda: Hospital do Coração
  3. Câncer de mama e próstata: Hospital Sírio-Libanês
  4. Artropatia de quadril: Hospital Alemão Oswaldo Cruz
  5. Sepse: Hospital Israelita Albert Einstein

 

Projeto Piloto

O projeto foi desenvolvido entre agosto de 2018 a dezembro de 2021 e contou com a participação dos demais Hospitais considerados de Excelência pelo Ministério da Saúde. Para compor a fase piloto desse projeto, foram selecionados 12 hospitais, de um total de 82 inscritos. Ao longo dos três anos, 14 pesquisadores participaram da iniciativa e 119 reuniões foram realizadas, envolvendo o comitê gestor e subcomitês de especialidades.

Os hospitais receberam treinamento para a coleta de indicadores e tiveram acesso a uma plataforma para obtenção e visualização dos dados. Além da plataforma para coleta e análise dos dados e processamentos dos indicadores de qualidade hospitalar, o Projeto prevê uma metodologia de comparabilidade entre as instituições hospitalares, possibilitando benchmarking.

Ao final, foram definidos 63 indicadores de qualidade, sendo que 14 compõem o painel geral (dentre os quais taxa de partos vaginais, tempo médio de internação, tempo médio de permanência na emergência, taxa de mortalidade institucional e incidência de quedas com danos) e 49 indicadores para cinco linhas de cuidados específicas: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndrome Coronariana Aguda (SCA), sepse, artropatia do quadril e câncer de próstata e de mama.

Acesse aqui o quadro de hospitais participantes (.pdf)

 

Entregas do projeto

Através do projeto, foi criado um Sistema de Informação Hospitalar (Sihosp) para a coleta de dados e cálculo dos indicadores do painel geral e das linhas de cuidado.  A partir de agora, o sistema será internalizado pela ANS para seja feita a implementação da coleta de dados em larga escala no setor e, com isso, as informações possam ser disponibilizadas para a sociedade. Este sistema permitirá a comparabilidade, identificação de boas práticas e pontos de aprimoramento, desenvolvimento de políticas baseadas em desempenho e disponibilidade de informações para a sociedade, possibilitando maior poder de decisão sobre os serviços disponíveis.

 

Evento de encerramento do projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Moinhos de Ventos realizaram, na sexta-feira (13/11), um evento online para marcar o encerramento do projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospital.

 

Confira as apresentações do evento

MaterialPalestranteAcesse
Métricas da Qualidade em Saúde e impactos para o Futuro Ana Paula Cavalcante- ANS
Resultados dos Indicadores: Painel Geral e Linhas de Cuidado Ruchelli França – HMV Visualizar Palestra de Ruchelli França – HMV, sobre Resultados dos Indicadores: Painel Geral e Linhas de Cuidado.(.pdf)
Indicadores em Linhas de Cuidado Estratégicas Leonardo Augusto Carbonera Visualizar Palestra de Leonardo Augusto Carbonera, sobre Indicadores em Linhas de Cuidado Estratégicas.(.pdf)
Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar: Avaliação da qualidade e desfechos hospitalares Ruchelli França – HMV Visualizar Palestra de Ruchelli França – HMV, sobre Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar: Avaliação da qualidade e desfechos hospitalares.(.pdf)

 

Conheça os indicadores gerais de qualidade hospitalar

indicadores_002_.jpg

 

Clique aqui para acessar as fichas técnicas completas dos indicadores do painel geral (.pdf)

Além dos indicadores do painel geral, o Projeto Consórcio Nacional de Indicadores de Qualidade Hospitalar conta com indicadores para cada uma das seguintes linhas de cuidado: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Sepse e Choque Séptico, Artropatia de Quadril, Câncer de Próstata e Câncer de Mama.

Estes indicadores foram elaborados por subcomitês específicos para cada especialidade, composto por profissionais indicados pelos Hospitais de Excelência que participam do PROADI-SUS, e validados pela ANS.

Clique aqui para acessar as fichas técnicas das linhas de cuidado (.pdf)

 

Quadro-resumo do projeto Indicadores de Qualidade Hospitalar

projeto_indicadores.jpg

 

Monitoramento da qualidade da Atenção Materna e Neonatal

A ANS monitora também a qualidade dos Prestadores de Serviços da Saúde Suplementar no âmbito da atenção Materna e Neonatal, através da divulgação do Painel de Indicadores de Atenção Materna e Neonatal.

Os Indicadores da Atenção Materna e Neonatal podem ser consultados por operadora de planos de saúde e por hospital/maternidade, aplicando-se diferentes filtros como por unidade da federação (UF). Os dados são exibidos em percentuais e gráficos. Os cálculos são realizados com base em dados extraídos do Padrão TISS (Padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC/MS) e em bases de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As fichas dos indicadores são divulgadas junto com os resultados e permitem saber mais sobre o método de cálculo. Esta publicação se relaciona com o Programa Parto Adequado, realizado pela ANS desde 2015, que incentiva condições favoráveis para o parto normal e contribuem para reduzir o alto índice de nascimentos pela via cirúrgica (“cesariana”) na saúde suplementar. Iniciado como um Projeto-Piloto, o Parto Adequado tem se consolidado como um Movimento, viabilizado mediante parceria entre a ANS, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement – IHI, com o apoio do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/prestadores/parto-adequado).

Veja aqui o painel de indicadores

Acesse a Legislação relacionada  

Veja também