Diretores da ANM

Victor Hugo Bicca    Diretor-geral

Servidor de carreira da ANM, é formado em Geologia pela UNISINOS (São Leopoldo/RS), com especializações em Geociências pela UNICAMP e Educação e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). No Governo do Estado de Santa Catarina, foi responsável pela área ambiental do Programa Rodoviário de Santa Catarina no Departamento Estadual de Infraestrutura e conselheiro Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA. Ocupou também o cargo de secretário Executivo do Programa para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e Aquífero Guarani - Pró-Rio Uruguai. Desde 2011 vem ocupando cargos de direção do extinto DNPM até chegar à diretoria-geral, em 2016.

Eduardo Araujo de Souza Leão

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal do Pará, é mestre em Geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental Industrial pela Universidade Federal do Pará. Possui mais de 15 anos de experiência em mineração, gestão ambiental, planejamento estratégico, análise de risco e crises, elaboração de projetos e desenvolvimento local. Já atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará (SEDEME), diretor de Geologia, Mineração e Transformação Mineral na SEDEME/PA, gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social na mineradora Vale e consultor para mineração e indústrias.

 

Débora Toci Puccini

Geóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Gestão de Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é servidora de carreira do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, onde já assumiu os cargos de diretora de Mineração (2010 a 2018), coordenadora de Meio Ambiente e Projetos Especiais e coordenadora de Projetos, além de coordenar os projetos de remediação e EIA/RIMA em empresas de iniciativa privada (2000 a 2007). 

 

Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho

Advogado com mais de 15 anos de experiência, é especialista em Direito Empresarial e em Administração de Empresas, tem LLM em Direito Corporativo e MBA em Finanças. Foi consultor jurídico da Fecomércio/CE, coordenador de Arbitragem da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/CE e já teve mandato de Conselheiro no Contencioso Administrativo Tributário do Estado do Ceará.

 

Tasso Mendonça Júnior

Geólogo pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Geologia do Petróleo (UFRJ), e MBA em Energia pela ESAD/FUNCEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), é servidor de carreira da Petrobrás desde 1999. Atuou também na SOPEMI – Pesquisa e Exploração de Minérios S.A (De Beers Corporation) de 1985 a 1989. De 2011 a 2018, no Governo do Estado de Goiás, exerceu os cargos de superintendente de Mineração da Secretaria de Indústria e Comércio, secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário-executivo do FUNMINERAL – Fundo de Fomento à Mineração. No Governo Federal, atuou na então Secretaria de Minas e Metalurgia do Ministério de Minas e Energia e foi diretor de Outorga e Cadastro Mineiro do extinto Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).