Projeto Cadastro Pré-Pago

Publicado em 06/06/2019 17h38 Atualizado em 01/10/2021 11h19

Chip pré-pago tem novo procedimento para ativação

Consumidor terá que enviar selfie e foto do documento de identificação

As prestadoras de telefonia móvel começaram a adotar um novo procedimento para ativação de linhas móveis pré-pagas com o objetivo de proporcionar maior segurança aos usuários. O novo modelo de ativação conta com a inclusão de um processo de validação mais criteriosa e o consumidor precisará, além de informar seus dados pessoais, tirar uma foto sua (selfie) e do seu documento de identificação. Essa facilidade será similar àquela já utilizada para abertura de contas correntes em bancos digitais, por exemplo. 

A facilidade já foi implementada, como Projeto Piloto, na área atendida pelo Código Nacional (antigo DDD) 62, desde o dia 22 de fevereiro de 2021. Agora, a solução será expandida para todo o Brasil, conforme cronograma abaixo.

Região/UF

Início

 

Código Nacional (CN) 62 (Goiás) - Piloto

22/02/2021

 

Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins, CNs 61 e 64 (Goiás) e continua no CN 62

 04/10/2021

 

Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo, além dos estados da etapa anterior, alcançando todo território nacional.

 08/11/2021

 

Como funciona

Após inserir o novo chip pré-pago no aparelho, o consumidor receberá uma notificação da prestadora para iniciar o procedimento de habilitação. Em seguida, deverão ser informados dados válidos referentes ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o CEP de residência. Será realizada a captura digital do documento de identificação original e envio de uma foto sua (selfie). A sequência em que cada prestadora solicitará aos seus clientes essas informações, pode variar. Para finalizar o procedimento de ativação da linha, o consumidor deverá concordar com o Termo de Veracidade referente às  informações inseridas. 

Serão aceitos documentos válidos de identificação com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Identidade (RG).

Todo o procedimento poderá ser feito pelo próprio celular. Mas algumas prestadoras fornecerão mais opções para ativação do chip pré-pago, a exemplo de aplicativos ou via página na internet.

Caso o consumidor não conclua o procedimento, a prestadora enviará uma notificação o alertando para a necessidade de continuidade do processo para que a linha seja ativada.

O chip pré-pago também não será habilitado se os dados informados estiverem incorretos ou incompletos. Da mesma forma, as prestadoras irão informar ao consumidor sobre a pendência e direcioná-lo à Central de Atendimento (URA). Caso, ainda assim, não seja finalizado o procedimento, é possível concluir o processo de habilitação da linha no atendimento presencial (loja física da prestadora) mediante a apresentação do documento de identificação pessoal.


PROJETO CADASTRO PRÉ-PAGO

Primeira fase - O Projeto Cadastro Pré-Pago foi iniciado por meio de campanha massiva de atualização da base cadastral do serviço móvel pré-pago. Entre abril e novembro de 2019, as prestadoras realizaram campanha para atualização de cadastros junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o País. Esse processo de atualização será executado de forma recorrente.  

Portal de Consultas - Em janeiro de 2020,  as prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo) inauguraram o portal cadastropre.com.br, por meio do qual é possível verificar a existência de linhas pré-pagas ativas por CPF e prestadora. Devido a questões de sigilo e privacidade, o resultado da consulta somente irá mostrar em quais prestadoras existem linhas pré-pagas ativas no CPF informado, sendo omitidos o nome do consumidor, o número do telefone e a quantidade de linhas.

O consumidor que realizar a consulta e, eventualmente, encontrar algum resultado inesperado, poderá entrar em contato a prestadora apontada, por meio dos canais de atendimento disponíveis e, sendo o caso, solicitar o cancelamento/desvinculação da respectiva linha. 

Segunda Fase -  A Fase 2 do Projeto (QUIZ), solução adicional para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips, por meio do qual são  realizadas perguntas e respostas associadas ao  CPF do consumidor para validação dos dados cadastrais, foi iniciada no CN 62 (Piloto), em 06 de julho de 2020, e,  com expansão para todo território nacional em 03 de outubro de 2020.

Terceira Fase - Já a Fase 3 (Identificação Digital), tem o cronograma de implementação previsto para todo o território nacional no dia 08/11/21.


MAIS INFORMAÇÕES

Canais para solicitações e esclarecimentos

Para solicitar esclarecimentos sobre resultados apresentados na consulta ao Portal cadastropre.com.br, processo de ativação de chip pré-pago via ID Digital, atualização de dados cadastrais, ou conhecer mais detalhes do Projeto Cadastro Pré-Pago, o consumidor pode entrar em contato diretamente com a sua prestadora. Confira os canais de contato na tabela a seguir.