Selos da Qualidade

Os Selos da Qualidade variam de A (melhor desempenho) até E (pior desempenho)
Com os Selos da Qualidade, você pode comparar o desempenho das operadoras na telefonia móvel, telefonia fixa e banda larga fixa, por município, estado e todo o Brasil. As notas variam de A (melhor qualidade) até E (pior qualidade).
Os Selos são publicados todos os anos pela Anatel, com base nos resultados do ano anterior. Por exemplo, em 2026, serão divulgados os resultados de janeiro a dezembro de 2025.
Excepcionalmente para o primeiro lançamento em 2025, os resultados vão refletir os indicadores de janeiro a junho deste mesmo ano.
Nos botões abaixo, acesse os dados dos Selos de Qualidade de 2025.
- Por que os Selos da Qualidade são importantes?
Eles trazem benefícios que fazem diferença no dia a dia:
Permitem comparar a Qualidade entre as operadoras de maneira simples e ajudam no momento de escolher sua prestadora.
Ajudam a identificar diferenças de desempenho das operadoras entre municípios e estados.
São utilizados pela Anatel para fazer acompanhamento da Qualidade e direcionar ações.
Com sua ampla divulgação, os Selos incentivam a competição entre as operadoras, o que impacta diretamente na melhoria dos serviços.
Além de tudo isso, se o Selo da sua operadora for rebaixado de A, B ou C para D ou E, entre uma divulgação e a seguinte, você tem o direito de cancelar o contrato sem pagar multa de fidelização, conforme o Artigo 37 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).
- Os Selos foram criados por qual regulamento?
Os Selos de Qualidade foram criados pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), que definiu regras e métodos para medir a qualidade da telefonia fixa, banda larga e telefonia móvel. Com o objetivo de deixar a informação mais clara e transparente, os Selos foram desenvolvidos para mostrar, de forma simples e visual, a Qualidade das operadoras em cada serviço, por município, estado e no Brasil.
Com o crescimento do streaming e das plataformas de vídeo sob demanda, algumas regras da TV por assinatura, incluindo a divulgação dos selos, foram temporariamente suspensas por decisão do Conselho Diretor da Anatel, proferida no Acórdão nº 247/2025.
- Como os Selos são elaborados?
Os Selos da Qualidade são elaborados todo ano com base em três índices de qualidade:
O cálculo dos Selos é feito de formas diferentes, veja abaixo:Índice O que mede? IQS – Índice de Qualidade dos Serviços Mostra o quanto o serviço realmente funciona na prática - medindo o desempenho diretamente na rede das operadoras IR – Índice de Reclamações Indica o quanto os consumidores reclamam das operadoras, com base nas queixas registradas nos canais de atendimento da Anatel. IQP – Índice de Qualidade Percebida Mostra a opinião dos consumidores sobre os serviços das operadoras, com base na pesquisa de satisfação feita pela Anatel anualmente. Para os Selos municipais, o cálculo leva em conta o IQS, que avalia o desempenho técnico das redes e do atendimento — como velocidade da internet e cumprimento de prazos.
Já para os Selos estaduais e o nacional são considerados os três índices acima. Assim, além do desempenho técnico, os selos também refletem a satisfação dos consumidores e o número de reclamações registradas na Anatel.
Para entender como os Selos de Qualidade são calculados, consulte o Documento de Valores de Referência (DVR).