Satisfação e Qualidade Percebida

Publicado em 20/11/2020 10h01 Atualizado em 07/04/2022 11h36

No formato atual, a pesquisa é realizada desde 2015, anualmente, e mede simultaneamente a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel (pré e pós), banda larga fixa e TV por assinatura. 

A partir de 2021 a pesquisa passou por ajustes na metodologia, com a revisão na fórmula de cálculo dos índices e no questionário. Para mais informações sobre como a pesquisa é realizada, acesse Entenda.

A tabela a seguir apresenta as notas do Índice de Satisfação Geral por serviço e por prestadora. 

BANDA LARGA FIXATELEFONIA CELULAR PÓS-PAGATELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGATELEFONIA FIXATV POR ASSINATURA
Algar 7,00 7,22 7,73 7,66 *
Brisanet 7,66 * * * *
Claro 6,75 7,61 8,13 7,44 6,93
MOB 7,34 * * * *
Oi 6,82 6,78 7,49 7,30 7,23
Sky 6,21 * * * 7,40
Tim  6,99 7,36 7,75 7,21 *
Unifique 7,94 * * 8,37 8,06
Vivo 7,00 7,56 7,83 7,37 7,17

Os Índices de Qualidade Percebida e o ranking de Satisfação Geral das prestadoras, com os principais resultados de 2021, podem ser acessados na Página de Dados do Consumidor. Para os resultados anteriores a 2021, clique em Histórico.
 

Relatórios e apresentações

Os relatórios descritivos são preparados pela empresa pesquisadora contratada para a realização das entrevistas. Os relatórios e as apresentações elaborados pela Anatel se concentram nos principais destaques identificados pela equipe de coordenação da pesquisa. Todos esses documentos podem ser obtidos nos links a seguir:

Relatórios descritivos (empresa pesquisadora)

Apresentação

Relatório Executivo

Relatório Metodológico

Ano

Banda Larga Fixa

Telefonia Fixa

Telefonia Celular Pós-paga

Telefonia Celular Pré-paga

TV por Assinatura

Todos os serviços

Todos os serviços

Todos os serviços

2021

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  • Informações adicionais sobre os resultados de 2021 podem ser consultados nos Painéis de Dados da Pesquisa. 
  • Os relatórios e os dados mais completos de 2015 a 2020 agora estão disponíveis no Histórico.

Dados

Você também pode baixar:

1) os resultados consolidados e os dados brutos (sem identificação da pessoa entrevistada); 

2) os questionários.

Acesse os painéis com os dados históricos de 2015 a 2020 em Ranking e em Detalhes.

ATENÇÃO:

O período de coleta das entrevistas ocorre de julho a novembro, anualmente, por ligação telefônica ativa.

A Anatel NÃO PERGUNTA qualquer informação de CPF, RG ou dados bancários. As únicas informações pessoais obtidas por meio da pesquisa dizem respeito à idade, sexo, escolaridade e renda e são utilizadas nos procedimentos metodológicos da pesquisa para que seus resultados reflitam a distribuição sociodemográfica da população total.

A participação na pesquisa é voluntária, a pessoa entrevistada não é obrigada a participar e, mesmo que comece a responder ao questionário, pode desistir da entrevista ou interrompê-la a qualquer momento. Ressalta-se que a participação é muito importante para a melhoria dos serviços de telecomunicações no país.

A pesquisa atende rigorosamente as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais.

Saiba Mais

Entenda

Histórico

Manual de Aplicação da Pesquisa – atual

Guia de Orientação

Resolução nº 654/2015, da Anatel, que aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.