Satisfação e Qualidade Percebida
No formato atual, a pesquisa é realizada desde 2015, anualmente, e mede simultaneamente a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel (pré e pós), banda larga fixa e TV por assinatura.
A partir de 2021 a pesquisa passou por ajustes na metodologia, com a revisão na fórmula de cálculo dos índices e no questionário. Para mais informações sobre como a pesquisa é realizada, acesse Entenda.
A tabela a seguir apresenta as notas do Índice de Satisfação Geral por serviço e por prestadora.
BANDA LARGA FIXA | TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA | TELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGA | TELEFONIA FIXA | TV POR ASSINATURA | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Algar | 7,00 | 7,22 | 7,73 | 7,66 | * | |||
Brisanet | 7,66 | * | * | * | * | |||
Claro | 6,75 | 7,61 | 8,13 | 7,44 | 6,93 | |||
MOB | 7,34 | * | * | * | * | |||
Oi | 6,82 | 6,78 | 7,49 | 7,30 | 7,23 | |||
Sky | 6,21 | * | * | * | 7,40 | |||
Tim | 6,99 | 7,36 | 7,75 | 7,21 | * | |||
Unifique | 7,94 | * | * | 8,37 | 8,06 | |||
Vivo | 7,00 | 7,56 | 7,83 | 7,37 | 7,17 |
Os Índices de Qualidade Percebida e o ranking de Satisfação Geral das prestadoras, com os principais resultados de 2021, podem ser acessados na Página de Dados do Consumidor. Para os resultados anteriores a 2021, clique em Histórico.
Relatórios e apresentações
Os relatórios descritivos são preparados pela empresa pesquisadora contratada para a realização das entrevistas. Os relatórios e as apresentações elaborados pela Anatel se concentram nos principais destaques identificados pela equipe de coordenação da pesquisa. Todos esses documentos podem ser obtidos nos links a seguir:
Relatórios descritivos (empresa pesquisadora) |
Apresentação |
Relatório Executivo |
Relatório Metodológico | |||||
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Ano |
Banda Larga Fixa |
Telefonia Fixa |
Telefonia Celular Pós-paga |
Telefonia Celular Pré-paga |
TV por Assinatura |
Todos os serviços |
Todos os serviços |
Todos os serviços |
2021 |
- Informações adicionais sobre os resultados de 2021 podem ser consultados nos Painéis de Dados da Pesquisa.
- Os relatórios e os dados mais completos de 2015 a 2020 agora estão disponíveis no Histórico.
Dados
Você também pode baixar:
1) os resultados consolidados e os dados brutos (sem identificação da pessoa entrevistada);
2) os questionários.
Acesse os painéis com os dados históricos de 2015 a 2020 em Ranking e em Detalhes.
ATENÇÃO:
O período de coleta das entrevistas ocorre de julho a novembro, anualmente, por ligação telefônica ativa.
A Anatel NÃO PERGUNTA qualquer informação de CPF, RG ou dados bancários. As únicas informações pessoais obtidas por meio da pesquisa dizem respeito à idade, sexo, escolaridade e renda e são utilizadas nos procedimentos metodológicos da pesquisa para que seus resultados reflitam a distribuição sociodemográfica da população total.
A participação na pesquisa é voluntária, a pessoa entrevistada não é obrigada a participar e, mesmo que comece a responder ao questionário, pode desistir da entrevista ou interrompê-la a qualquer momento. Ressalta-se que a participação é muito importante para a melhoria dos serviços de telecomunicações no país.
A pesquisa atende rigorosamente as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais.
Saiba Mais
Manual de Aplicação da Pesquisa – atual
Resolução nº 654/2015, da Anatel, que aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.