Notícias
INCLUSÃO
Em seminário sobre mundo digital, Anatel anuncia início de atendimento por WhatsApp
A superintendente de Relações com Consumidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Cristiana Camarate, ao lado do conselheiro da agência reguladora Daniel Martins D'Albuquerque anunciou, na manhã desta quarta-feira (9/4), o novo canal de WhatsApp da instituição para o atendimento ao consumidor de telecomunicações.
O anúncio deu-se na abertura do seminário “Mundo digital: conectando vidas”, evento voltado ao intercâmbio de conhecimento e experiências entre reguladores, empresas e órgãos de defesa do consumidor para conexão e inclusão da população brasileira no mundo digital, que está sendo realizado na sede da Agência em Brasília. O novo canal de WhatsApp da Anatel pode ser acessado pelo 0800 610 1331 ou por este link. Por ele, é possível à população registrar reclamações contra prestadores de telecomunicações. Além disso, o novo canal possibilita a reabertura de uma reclamação caso o consumidor não tenha concordado com o atendimento e avaliar o serviço que recebeu.
Segundo Cristiana, o novo canal atende a crescente busca de interação do consumidor com a agência reguladora pelos canais digitais, o aplicativo Anatel Consumidor e o serviço de atendimento pela Internet da Agência já respondem por 70% das solicitações, superando as chamadas telefônicas da central de atendimento da Agência disponível no número 1331.
Sobre o evento, D'Albuquerque afirmou que se pretende colocar o consumidor brasileiro no centro das mesas de debate. Segundo ele, nesta quarta-feira debate-se as melhores práticas a serem implementadas para inclusão e proteção “de quem está do outro lado da linha ou da tela”. Ele destacou que serão apresentados no evento projetos relevantes de educação para o consumo sugeridos pelos conselhos de usuários das prestadoras de telecomunicações e que serão implementados pelas empresas.
O seminário Mundo Digital: Conectando Vidas, que está sendo realizado na sede da Anatel em Brasília e transmitido pelo canal da Anatel no YouTube, continua nesta tarde a partir das 14h.
Segue abaixo a programação desta tarde.
|
Mesa 02 – 14h |
Iniciativas, ações e programas em Educação para o Consumo |
60 min |
|
Carla Daniela Araujo da Silva Badauy Coordenadora de Relações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo -Anatel Coordenador de Integração Institucional da Diretoria de Fiscalização - ANS Gerente de Regulação das Relações de Consumo - ANAC Chefe da Divisão de Comunicação e Produção Audiovisual - BACEN Mediadora - Superintendente de Relacionamento com os Consumidores |
||
|
Ações de Educação para o Consumo propostas pelos Conselhos de Usuários (15h) |
Apresentação dos projetos em Educação para o Consumo das Prestadoras incentivados pelos Conselhos dos Usuários |
60 min |
|
Roberto Lima Santos Machado |
||
|
Secretários das Prestadoras ALGAR – Bruna Moura Pinto |
||
|
Encerramento (16h) |
Cristiana Camarate Silveira Martins Leão Quinalia Superintendente de Relacionamento com os Consumidores – Anatel Daniel Martins D’Albuquerque Conselheiro – Anatel |
10 min |
|
Coffee (16h10) |
|
50 min |