Notícias
CEADI
Conselho Superior do Ceadi se reúne para debater o atual panorama do think tank da Anatel
O Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) realizou, nesta quinta-feira (30/10), uma reunião de trabalho conduzida por seu presidente, o conselheiro Alexandre Freire. O encontro marcou a integração de novos conselheiros, apresentou uma visão geral dos projetos concluídos e em execução e reforçou o papel estratégico do Centro como espaço de reflexão e inovação institucional no âmbito da Anatel.
Na abertura, Freire ressaltou a importância da participação de todos, especialmente dos integrantes que participaram pela primeira vez de uma reunião do colegiado. “A riqueza de experiências, o saber acumulado e as distintas perspectivas que cada conselheiro aporta constituem um alicerce essencial para o contínuo aprimoramento do Ceadi, consolidando sua posição como instrumento estratégico de pesquisa e pensamento inovador no âmbito da Anatel”, afirmou.
Entre os novos membros que passaram a integrar o Conselho Superior representando a Anatel estão a superintendente de Relações com Consumidores, Cristina Camarate; a superintendente de Controle de Obrigações, Suzana Rodrigues; e o superintendente de Competição, José Borges da Silva Neto. Os novos representantes da sociedade civil e da academia incluem o ex-conselheiro da Anatel Artur Coimbra de Oliveira, a pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e fundadora da plataforma Mulheres na Regulação, Michelle Holperin, e a presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), de Portugal, Sandra Maximiano. Todos passaram a integrar o colegiado em 2025.
Com a nomeação de Sandra Maximiano, em 22 de maio de 2025, as mulheres passaram a ser maioria entre os integrantes do CS-Ceadi, cuja composição foi significativamente ampliada com a chegada do conselheiro Alexandre Freire à presidência do Centro. O Regimento Interno do Ceadi estabelece a presença mínima de sete mulheres no Conselho, e, com a chegada de Sandra, esse número subiu para oito, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade de perspectivas e a excelência em suas atividades.
Freire destacou que o ano de 2025 consolidou o Centro como protagonista na promoção de iniciativas estratégicas e inovadoras no setor de comunicações digitais, com foco na formação de lideranças, no estímulo à pesquisa, na sustentabilidade, no reconhecimento de talentos e no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias.
Reunião
Durante a reunião, foram avaliados programas e projetos em execução, como o Prêmio Mérito Rondon, o Programa de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed), o Programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres e as ações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa IA.lab e Nudge.lab, além de webinários internacionais sobre sustentabilidade no setor de telecomunicações. Os conselheiros também discutiram novas possibilidades de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) com instituições de ensino superior, incluindo a proposta de criação do “Programa de Fortalecimento de Lideranças Regulatórias Femininas das Comunicações”.
No esforço contínuo de ampliar a difusão do conhecimento, foi bem recebida a proposta de abrir os seminários e workshops intermediários dos TEDs — que atualmente têm caráter interno — à participação de outros atores externos, como representantes de outras agências reguladoras e do meio acadêmico. A medida busca enriquecer o debate e aprimorar os resultados produzidos.
Outro ponto de destaque foi o andamento do projeto de lançamento da Revista Anatel, que vem sendo tratado como prioridade. A expectativa é que a primeira edição seja publicada no primeiro semestre de 2026, consolidando-se como veículo oficial para a divulgação de artigos e trabalhos resultantes dos projetos conduzidos pelo Centro.
Encerrando a reunião, o presidente reforçou o caráter colaborativo do Conselho Superior e o compromisso de transformar as ideias debatidas em ações concretas. “Queremos que nossas reuniões sejam espaços de proposição e reflexão sobre os desafios da regulação digital. As contribuições apresentadas aqui não ficarão no papel, elas se converterão em resultados reais”, destacou.
“Essas iniciativas reforçam o papel estratégico do Ceadi na promoção de uma agenda inovadora, inclusiva e alinhada às melhores práticas internacionais. Nosso compromisso com o futuro é aprofundar e expandir essas ações, consolidando o Centro como um polo de excelência em estudos, formação e inovação regulatória no ecossistema digital brasileiro”, concluiu o conselheiro Alexandre Freire.
O próximo encontro do CS-Ceadi, previsto para dezembro de 2025, terá como principal objetivo iniciar o planejamento operacional do think tank para 2026.
Conselho Superior
O Conselho Superior é formado por 15 membros, sendo sete servidores da Anatel e oito representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica. O Centro está previsto no Regimento Interno da Anatel (Resolução nº 612/2013), e as atribuições do Conselho Superior encontram-se em regimento interno específico (Resolução Interna nº 284/2024). As decisões do colegiado são tomadas por maioria simples. A secretaria executiva do Ceadi está a cargo da Assessoria Técnica (ATC) da Anatel.
O Ceadi é uma entidade dotada de orçamento próprio, presidida por um conselheiro da Agência e coordenada por um Conselho Superior. A participação no CS-Ceadi é totalmente voluntária, não havendo previsão de pagamento de salários, ajudas de custo ou diárias aos seus membros.
O Regimento Interno do Centro estabelece critérios claros para a composição de seu Conselho Superior. Esses critérios enfatizam a importância da equidade de gênero e da interdisciplinaridade nas áreas de conhecimento. “Essa diversidade é valiosa, pois enriquece o processo decisório com visões complementares. Esse é um dos pilares do Ceadi, na construção de um ecossistema digital e de telecomunicações que seja inclusivo, resiliente e alinhado aos desafios globais do século XXI”, finalizou o presidente do Centro.
Serviço
Para conhecer a composição do Conselho Superior do Ceadi, clique aqui:
https://www.gov.br/anatel/pt-br/composicao/ceadi/quem-e-quem
Confira as pautas e atas das reuniões anteriores clicando aqui:
https://www.gov.br/anatel/pt-br/composicao/ceadi/atas-das-reunioes