Notícias
Relações Internacionais
CBC3: Iniciado na UIT-T estudo sobre o uso de Inteligência Artificial para mitigar a disseminação de desinformação
O rápido crescimento da internet tornou as redes sociais uma fonte crucial de informação, atraindo muitos usuários devido ao seu baixo custo e acessibilidade. Embora melhore nossas vidas com conteúdo diversificado, esse uso generalizado também facilita a disseminação de desinformação.
Na Comissão de Estudos 21 do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T), em sua reunião de janeiro de 2025, foi criado o Relatório Técnico ITU-T TR-MIS-AI "Methodologies for mitigating misinformation and disinformation with Artificial Intelligence", proposto pela delegação brasileira da Comissão Brasileira de Comunicações 3 – Normalização, composta por representantes da Anatel e a UnB.
O documento tem como objetivo fornecer uma visão geral das abordagens que utilizem inteligência artificial para mitigar essa problemática, além de identificar metodologias e estratégias que podem levar a padrões multimídia para garantir conteúdo digital preciso, rastreável e transparente.
Destaca-se que este trabalho é fruto do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Anatel e a Universidade de Brasília (UnB), que tem entre seus objetos avaliações técnicas de padrões de redes de telecomunicações e tecnologias emergentes, em especial para o desenvolvimento de tecnologias de redes abertas, redes virtualizadas e aplicações baseadas em inteligência artificial e realidade virtual/aumentada, para apoiar a atuação do Brasil perante organismos nacionais e internacionais.
Para mais informações sobre como participar das atividades da Comissão Brasileira de Comunicações 3 (CBC3), entre em contato pelo endereço eletrônico secbc3@anatel.gov.br.