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Anatel registra 951,3 mil reclamações no primeiro semestre de 2022

É o menor volume de queixas de consumidores contra prestadoras de telecomunicações desde 2015
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Publicado em 15/08/2022 15h37 Atualizado em 23/11/2022 12h55
Sobre uma mesa, uma mão segura um celular e um modem wifi e um laptop estão ao lado

Os serviços de atendimento ao consumidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registraram 951,3 mil reclamações contra prestadoras de banda larga fixa, TV por Assinatura, telefonia móvel e telefonia fixa no primeiro semestre de 2022.  O volume de queixas é 6,5% menor do que o recebido no segundo semestre de 2021.

Além disso, o IR (Índice de Reclamações calculado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos) caiu de 0,55 para 0,51 entre o 2º semestre de 2021 e o 1º semestre de 2022.

Reclamações registradas por consumidores na Anatel por semestre

SERVIÇO

1º Semestre

2020

2 ºSemestre 2020

1 º Semestre 2021

2 º Semestre 2021

1 º Semestre

2022

Banda larga fixa

Volume

393.910

370.165

314.238

245.798

240.098

Índice*

1,99

1,76

1,44

0,83

0,81

Celular pós-pago

Volume

497.174

467.519

418.393

387.440

360.068

Índice

0,97

0,89

0,74

0,65

0,59

Celular pré-pago

Volume

227.880

210.699

165.686

147.992

143.739

Índice

0,33

0,31

0,24

0,21

0,20

Telefonia fixa

Volume

241.039

258.771

226.659

163.241

135.271

Índice

1,25

1,42

1,30

0,98

0,85

TV por assinatura

Volume

153.816

128.361

91.966

66.978

65.887

Índice

1,36

1,46

1,10

0,69

0,72

Outros **

Volume

7.216

6.645

5.734

6.024

6.250

TOTAL

Volume

1.521.035

1.442.160

1.222.676

1.017.473

951.303

Índice

0,89

0,85

0,70

0,55

0,51

Fonte: Sistema Anatel Consumidor - SRC - Anatel. Acesso em: 03/08/2022.* Índice de Reclamações (IR) Médio, que relativiza o número de reclamações mensais por mil acessos, resultado da soma de todas as reclamações do período com todos os acessos, mensalmente considerados, do período.

** A classificação “Outros” é utilizada quando a reclamação do consumidor não se refere a prestação de determinado serviço de telecomunicações. A maioria dessas reclamações são referentes a atuação da Anatel e sobre os canais de relacionamento com os consumidores e a ela não se aplica o Índice de Reclamações.

O resultado do 1º semestre de 2022 retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de quatro milhões de queixas registradas em 2015. A redução havia sido interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19.

Destaque-se que em agosto de 2020 foram criadas, a partir de determinação da Anatel, as Ouvidorias nas prestadoras de telecomunicações para atendimento dos consumidores. Além disso, a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Agência tem realizado Procedimentos de Fiscalização Regulatória sobre Cancelamento de Serviços e Telemarketing, entre outros assuntos, para melhorar a relação entre consumidores e prestadoras de telecomunicações.

O Relatório Semestral de Reclamações 1º -2022 da Gerência de Tratamento de Solicitações (RCTS) da Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Anatel, com dados das reclamações por prestadoras, serviços e motivos – como cobrança, qualidade e atendimento –, está disponível no portal da Agência. Orientações sobre como registrar um reclamação na Anatel sobre o serviço contratado ou contra prestadoras de telecomunicações estão disponíveis na página online do órgão regulador.

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