Notícias
INFRAESTRUTURA CR´ÍTICA
Anatel recebe visita do GSI para entrega do Relatório de Recomendações sobre Cabos Submarinos
No último dia 10/02, a superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, recebeu a visita de representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). O encontro teve como principal objetivo a formalização da entrega do Relatório de Recomendações sobre Cabos Submarinos, documento relevante para o fortalecimento da segurança e resiliência dessa infraestrutura crítica no Brasil.
Os comandantes José Benoni Valente Carneiro e Marcelo Pereira da Rocha Gonçalves, ambos da Marinha do Brasil e lotados no GSI/PR, estiveram presentes para apresentar o estudo, que é resultado de dois anos de trabalho do Grupo Técnico de Segurança das Infraestruturas Críticas. Esse grupo conta com a participação ativa da Anatel, que detém dois assentos e tem contribuído significativamente para as discussões e formulação de estratégias voltadas à segurança das comunicações no país.
A reunião também contou com a presença de servidores da Gerência de Controle de Qualidade (COQL), que desempenharam papel fundamental na análise e elaboração do documento. O Relatório apresenta um panorama detalhado sobre os principais componentes dos sistemas de cabos submarinos internacionais e a atual situação do serviço no Brasil. Além disso, traz um conjunto de recomendações estratégicas para aumentar a resiliência e a segurança dessas infraestruturas essenciais para a conectividade global.
Vale destacar que mais de 97% do tráfego internacional de dados ocorre por meio de cabos submarinos de fibra óptica. Portanto, garantir a segurança e o funcionamento adequado dessas estruturas é crucial para a soberania digital e para a estabilidade das comunicações no Brasil. Durante o encontro, os representantes do GSI ressaltaram a relevância da Anatel nesse processo, afirmando que "a Agência é uma peça fundamental no monitoramento das infraestruturas críticas de telecomunicações e contribuiu sobremaneira para a confecção deste Relatório de Recomendações", destacou o Comandante Benoni.
A entrega do documento reforça o compromisso da Anatel em atuar na segurança das telecomunicações e contribuir com iniciativas que garantam a robustez e a proteção das infraestruturas críticas do país. O Relatório servirá de base para futuras ações regulatórias e políticas públicas voltadas para o aprimoramento da segurança cibernética e da resiliência das comunicações brasileiras.