Anatel realiza seminário sobre desafios do ecossistema digital
Evento debaterá papel dos diversos atores diante dos modelos de negócio baseados em conectividade
Publicado em 25/07/2023 17:10Modificado em 01/08/2023 13:26
Compartilhe:
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará o Seminário Desafios do Ecossistema Digital: Redes, Plataformas e Novos Serviços nos dias 1 e 2 de agosto de 2023, no Auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro (SAUS Qd. 6 Bloco C – Brasília/DF). Aberto a todos os interessados, o evento será transmitido pelo canal da Anatel no YouTube.
O Seminário busca fomentar a troca de experiências e o debate sobre o papel dos diversos atores na construção do novo ecossistema digital diante dos novos modelos de negócio baseados em conectividade, incentivando investimentos e garantindo conectividade significativa.
Confira, a seguir, a íntegra da programação do evento.
1º de agosto
Horário
Programação
13h
Credenciamento
14h
Sessão de abertura
Sônia Faustino | Secretária Executiva do Ministério das Comunicações
Estela Aranha | Assessora Especial do Ministro da Justiça
Orlando Silva | Deputado Federal
Carlos Baigorri | Presidente da Anatel
Artur Coimbra | Conselheiro da Anatel
Alexandre Freire | Conselheiro da Anatel
Leonardo Bortoletto | Presidente do Conselho Consultivo da Anatel
15h
Painel 1: Reflexões e perspectivas para os novos modelos de negócio baseados em conectividade
Moderador
Abraão Balbino e Silva |Superintendente-executivo da Anatel
Painelistas
Fabro Steibel | Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio)
Cristiane Sanches | Líder do Conselho de Administração da ABRINT
Paloma Rocillo | IRIS/CDR
Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo | Diretor de Investimento e Inovação do MCom
Leonardo Bortoletto | Presidente do Conselho Consultivo da Anatel
16h30
Coffee Break
17h
Painel 2: Responsabilidades das plataformas digitais no novo cenário da economia digital
Moderador
Gustavo Santana Borges |Superintendente de Controle de Obrigações da Anatel
Painelistas
Ana Paula Bialer | Consultora e Especialista em Política Pública
Bia Barbosa | Representante do 3º Setor no CGI
João Brant | Secretário de Políticas Digitais da Secom
Rodrigo Schuch Wegmann | Presidente Associação NEO
2 de agosto
Horário
Programação
13h
Credenciamento
13h30
Sessão de abertura
Artur Coimbra | Conselheiro da Anatel
Any Ortiz | Deputada Federal, Relatora do PL 2768/2022
13h45
Painel 3: Aspectos Concorrenciais: como impulsionar os novos mercados digitais?
Moderador
José Borges da Silva Neto | Superintendente de Competição da Anatel
Painelistas
Victor Fernandes | Conselheiro do Cade
Camila Leite Contri | Especialista em Telecom e Direitos Digitais, Idec
Luiz Henrique Barbosa da Silva | Presidente da Telcomp
Marcela Mattiuzzo | Sócia de VMCA, doutoranda em Direito (USP), Diretora-Presidente do PPDA
Jonas Antunes Couto | Diretor Jurídico-Regulatório da ABTA
14h45
Painel 4: Buscando o uso racional e eficiente das redes de telecomunicações
Moderador
Nilo Pasquali | Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel
Painelistas
Anderson Emanuel De Azevedo Goncalves | Diretor de Estratégia Regulatória da Vivo
Cláudio Tartarini | Associação Brasileira de Telesserviços (ABT)
Demi Getschko | Diretor Presidente do NIC.br
Thomas Volmer | Head of global content delivery policy, Netflix
16h
Coffee Break
16h30
Painel 5: Aspectos consumeristas dos novos modelos de negócio para a transformação digital
Moderador
Cristiana Camarate | Superintendente de Relações com Consumidores da Anatel
Painelistas
Raquel Renno | Digital Programme Officer da Article 19
José Bicalho | Diretor de Regulação e Autorregulação da Conexis
Wadih Damous | Secretário Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP)