Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Anatel realiza Reunião de Intercâmbio das Autoridades de Comunicação de Língua Portuguesa (RIA 2025) em Manaus
Presidente Carlos Baigorri, conselheiro Alexandre Freire e superintendente executivo Gustavo Santana Borges, em Reunião de Intercâmbio das Autoridades de Comunicação de Língua Portuguesa (RIA 2025), em Manaus
Ocorreu nesta terça-feira, dia 19 de agosto, a Reunião de Intercâmbio das Autoridades de Comunicação de Língua Portuguesa – RIA 2025, na Anatel Amazonas, em Manaus. Na reunião sobre "Governança e inclusão digital no mundo lusófono: desafios e oportunidades em ESG e Telecom" houve discussões, trocas de informações e experiências, foram realizadas apresentações pelos países que trouxeram casos de sucesso e iniciativas de destaque em suas administrações.
Após a abertura do Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, houve a palestra sobre “A Visão Global de Desenvolvimento Sustentável e Telecomunicações" proferida pelo Conselheiro da Anatel, Alexandre Freire.
“É nesse espírito de comunhão que este encontro se realiza. Não se trata apenas de um ato institucional, mas de um convite à ação coordenada e transformadora. A tecnologia, quando articulada à regulação e guiada por um compromisso ético de inclusão, tem o poder de reconfigurar realidades, impulsionar economias e fortalecer democracias”, disse o conselheiro.
Alexandre Freire enumerou as iniciativas práticas da Anatel para promover a inclusão e cidadania digital: a expansão da cobertura 4G para comunidades quilombolas e indígenas; programa de capacitação digital voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade; conectividade para escolas públicas em áreas remotas; inserção de critérios ESG nos editais de leilões de radiofrequência e projetos de conectividade por cabos de fibra óptica subfluviais na Amazônia.
O conselheiro concluiu: “Que sejamos capazes de traduzir a língua que nos une em um projeto comum de cidadania digital, no qual a inclusão não seja exceção, mas regra; em que a tecnologia não seja privilégio, mas direito; e no qual a regulação se revele, de forma inequívoca, como instrumento de sustentabilidade, justiça social e governança democrática”.
Autoridades dos reguladores de Cabo Verde, Moçambique e Portugal também realizaram apresentações na ocasião.
A Anatel também foi representada pelo Superintendente Executivo, Gustavo Santana, as Assessoras de Conselheiro, Marina Villela e Mônica Fehr, a Chefe da Assessoria Internacional, Andrea Grippa, e seu Substituto, Alexandre Moraes, assim como representantes da Assessoria Internacional e da Assessoria Parlamentar e de Comunicação Social.
Acesse a íntegra do discurso do conselheiro Alexandre Freire.

- Reunião realizada na Anatel Amazonas