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Anatel Pernambuco verifica acessibilidade em lojas da Vivo e da Claro

Fiscalização mediu rotas, verificou sinalizações e atendimentos, e fez simulação com cadeira de rodas, para avaliar a experiência real de pessoa com deficiência
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Publicado em 19/09/2025 10h30 Atualizado em 19/09/2025 10h53
Foto 1 medição.jpg

A Gerência Regional de Pernambuco, Paraíba e Alagoas (GR06) realizou inspeções em 12 lojas de atendimento presencial de lojas da Vivo e da Claro
nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Limoeiro e Carpina, em Pernambuco. Os fiscais da Anatel conferiram largura de vãos, desníveis de piso, rotas acessíveis, sinalização tátil e visual, altura de balcões e organização de filas, com base em ficha de campo do Indicador ASA (Atendimento especializado nos Setores de Atendimento).

Em uma atitude inovadora e dotada de sensibilidade, fiscais da Agência simularam o percurso de um usuário em cadeira de rodas, registrando fotos e medições para evidenciar a experiência mais próxima possível da realidade enfrentada pelo consumidor cadeirante. Posteriormente, as constatações dos agentes de fiscalização subsidiarão iniciativas de transparência e indução de boas práticas, como a elaboração do Ranking de Acessibilidade, divulgado anualmente no site da Agência, além do evento com premiações e reconhecimento público aos prestadores que alcançam os primeiros lugares.

“É de vital importância garantir que a acessibilidade esteja presente em todas as etapas do atendimento, em conformidade com as normas vigentes e em benefício de toda a sociedade. Além disso, o tema é essencial para a população: remover barreiras amplia autonomia de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, melhora o fluxo de atendimento para idosos, gestantes e pessoas que enfrentam limitações temporárias e eleva a qualidade do serviço para todos os consumidores”, afirmou o gerente regional Alexandre Ataíde. 

A GR06 e suas Unidades Operacionais seguirão registrando o cumprimento das regras de acessibilidade, conforme as demandas para novas ações fiscalizatórias na região de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. 

As inspeções deram cumprimento ao Plano Anual de Atividades de Fiscalização (PAAF) 2025, da Superintendência de Fiscalização (SFI) da Anatel, para verificar o cumprimento das regras de acessibilidade no atendimento presencial, estabelecidas no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA), aprovado pela Resolução no 667, de 30 de maio de 2016.

Inspeção na Claro
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