Notícias
RADIODIFUSÃO
Anatel, MCom e Gired inauguram estação de testes da TV 3.0 em Brasília
Autoridades durante a inauguração da estação de testes da TV 3.0 em Brasília (foto: Lucas Bolzan / Anatel)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), lançou, nesta terça-feira (14/4), a estação de testes da TV 3.0 em Brasília. O evento marca o início da implantação de uma nova geração de televisão aberta no país, caracterizada por avanços em tecnologia, interatividade e qualidade de som e imagem.
A iniciativa, que promove a convergência entre a radiodifusão tradicional e o ambiente digital, visa estabelecer um modelo mais moderno e integrado à internet para a prestação de serviços públicos à sociedade.
Parceria e implementação
A infraestrutura é resultado de um projeto executado pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired). O conselheiro da Anatel Octavio Pieranti, que preside o Gired, explicou que as estações de São Paulo e de Brasília foram financiadas com recursos do Gired e implementadas em parceria com o Ministério das Comunicações, emissoras e prestadoras de serviços de telecomunicações.
“Essas estações estão disponíveis para o início dos testes. Os engenheiros já estão testando, as equipes de produção de conteúdo já têm se capacitado e acreditamos que, em breve, essa tecnologia estará disponível para toda a população brasileira”, afirmou Pieranti.
O conselheiro ressaltou ainda a relevância cultural do meio no país: “O brasileiro assiste a mais de cinco horas diárias de televisão, e grande parte desse tempo é dedicada à TV aberta. É uma plataforma que permitirá ao Estado estar cada vez mais próximo do cidadão”.
Cronograma e expansão
O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, destacou a prioridade do governo na modernização do setor e previu que o sinal já alcance capitais em curto prazo. “A nossa expectativa é muito grande. A partir de junho, em algumas capitais, já estará funcionando. Hoje, a comunicação pública é prioridade, fortalecendo o jornalismo e o conteúdo local para levar mais serviços públicos à população”, declarou.
A presidente da EBC, Antonia Pellegrino, apontou a TV 3.0 como ferramenta de democratização. “É importantíssimo para a comunicação pública porque amplia o acesso. A TV 3.0 possibilita que o nosso jornalismo chegue mais longe e a mais pessoas”, disse. A EBC é integrante do Gired.
Próximos passos
A estação de testes permanecerá aberta para experimentação de todas as emissoras da capital federal. Após o período inicial, a estrutura será convertida para a operação definitiva da EBC e da Rede Legislativa, com previsão de início nos próximos meses.

- Conselheiros Octavio Pieranti e Edson Holanda participaram da inauguração