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QUALIDADE

Anatel lança Selos de Qualidade 2025 em novo aplicativo e páginas focadas no consumidor

Os lançamentos disponibilizam informações mais acessíveis, claras e compreensíveis, com o objetivo de subsidiar decisões de consumo e estimular a competição entre as operadoras pela melhoria dos serviços
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Publicado em 03/12/2025 21h00 Atualizado em 04/12/2025 11h06
A imagem promocional em 3D, sobre um fundo amarelo radiante com raios de luz, destaca o novo aplicativo da Anatel. No centro, flutuam ícones de classificação de qualidade: um selo azul com a letra "A" e estrelas, um verde com "B" e "25", um verde claro com "C" e "25", um laranja com "D" e "2025", e um vermelho com "E" e "2025". Abaixo, um balão azul em forma de explosão anuncia "NOVO APP!". Um grande ícone quadrado amarelo com "ANATEL" e a letra "Q" em azul, também com estrelas, representa o novo aplicativo. A palavra "QUALIDADE" está escrita em letras amarelas com contorno azul na parte inferior da imagem.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dá um passo importante na comunicação sobre a qualidade dos serviços de telecomunicações. A partir desta quinta-feira (4), os consumidores poderão consultar os Selos de Qualidade, utilizar o novo aplicativo Anatel Qualidade e acessar a página e os painéis de dados da Qualidade totalmente reformulados. Os lançamentos têm foco na disponibilização de informações mais acessíveis, claras e compreensíveis, com o objetivo de subsidiar decisões de consumo mais conscientes e estimular a competição por qualidade entre as operadoras.

Essas ações integram a campanha “Qualidade na palma da mão!”, que busca popularizar o conhecimento sobre qualidade dos serviços. A campanha inclui publicações de vídeos e cards nos canais institucionais da Anatel, aproximando ainda mais os consumidores da temática.

Selos de Qualidade

Os Selos de Qualidade foram criados pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), que uniformizou as regras para a telefonia fixa, telefonia móvel e banda larga fixa. Eles apresentam os resultados da qualidade de forma resumida, visual e transparente, por operadora e por serviço, nos municípios, estados e em todo o país.

Os Selos municipais são calculados com base no desempenho de indicadores técnicos de redes e de atendimento. Já os Selos estaduais e o nacional também consideram a satisfação dos consumidores e o número de reclamações registradas na Anatel.

Classificados de A (melhor qualidade) a E (pior qualidade), os Selos oferecem diversos benefícios:

  • facilitam a comparação entre operadoras de forma simples;
  • ajudam a identificar diferenças de desempenho em municípios e estados;
  • subsidiam o acompanhamento da Anatel e o direcionamento de ações regulatórias;
  • incentivam a competição entre as operadoras, promovendo a melhoria contínua do serviço.

Os Selos de Qualidade são publicados anualmente pela Anatel, com base nos resultados do ano anterior. Excepcionalmente, em sua primeira publicação, os Selos de 2025 apresentam dados referentes ao período de janeiro a junho deste ano.

Os Selos de Qualidade de 2025 relativos à TV por assinatura não serão divulgados pela Agência, em atendimento à decisão do Conselho Diretor, proferida no Acórdão nº 247/2025, que suspendeu temporariamente algumas obrigações do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), incluindo aquelas previstas no RQUAL, até a conclusão dos trabalhos do grupo criado para estudar o tema.

Aplicativo Anatel Qualidade

O Anatel Qualidade foi desenvolvido para permitir o acesso simples às informações sobre a qualidade da banda larga fixa e das telefonias fixa e móvel. Com linguagem clara, visual intuitivo e design minimalista, o aplicativo apresenta os resultados de forma didática, facilitando a compreensão por qualquer pessoa.

Disponível gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS), o aplicativo permite consultar os resultados dos Selos e dos indicadores de qualidade, testar a velocidade da internet e verificar o número de municípios atendidos pelas operadoras participantes do RQUAL nas tecnologias 4G e 5G.

Sua concepção foi orientada por pesquisas de usabilidade com usuários reais, cujos testes direcionaram aprimoramentos importantes. Essa abordagem garantiu que o aplicativo se tornasse uma solução amigável, acessível e alinhada às necessidades do consumidor.

Nova página e novos painéis de dados

A página da Qualidade dos Serviços foi reformulada para disponibilizar seus conteúdos de forma mais simples e acessível. Ela reúne informações detalhadas sobre os Selos de Qualidade, o aplicativo Anatel Qualidade, as principais regras e aspectos da qualidade, além de oferecer uma seção com perguntas frequentes e outra com informações relativas à regulamentação anterior ao RQUAL. A página também disponibiliza links para os painéis de dados da qualidade e para o mapa de velocidade de download da telefonia móvel.

Da mesma forma, os  Painéis de Dados de Qualidade foram aprimorados para proporcionar uma navegação mais prática, intuitiva e completa. Neles é possível consultar os Selos de Qualidade e sua distribuição por serviço e operadora, nos municípios, estados e no país. Em relação aos indicadores de qualidade, é possível visualizar resultados por período, serviço e operadora, acompanhar a evolução histórica e acessar relatórios detalhados.

Também é disponibilizado o mapa de velocidade de download da internet móvel, entre outros conteúdos. Todos os dados estão disponíveis em formato aberto, permitindo análises customizadas de interesse dos consumidores.

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