Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Anatel e Secretaria de Saúde iniciam parceria para incluir SAMU em sistema de localização de emergência em SC
A Anatel e a Secretaria de de Saúde, se reuniram, em 28 de outubro, para dar um passo importante na melhoria do atendimento de emergência, em Santa Catarina. O objetivo é auxiliar a inclusão do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Subgrupo de Localização (SGT-LOC) da Anatel, responsável por tratamento e localização de chamadas de emergência. A inclusão do SAMU no SGT-LOC promete: aumentar a rapidez, precisão e eficiência dos socorros, reduzindo o tempo de resposta e otimizando o envio de equipes em momentos críticos. Na reunião foi discutida a integração do SAMU à ferramenta de localização de emergência da Anatel, considerada vital, especialmente porque o recurso permite que informações de localização sejam enviadas, via SMS, garantindo acessibilidade em regiões rurais e remotas do estado.
A tecnologia Advanced Mobile Location (AML), amplamente adotada em outros países, calcula a localização do usuário por meio de dados de redes Wi-Fi, GPS, torres de celular e sensores integrados ao dispositivo, garantindo precisão superior às tecnologias baseadas apenas em antenas de telefonia. O recurso de localização de emergência é resultado de trabalhos anteriores e já está sendo expandido no país.
O SGT-LOC é parte do Grupo Técnico de Suporte à Segurança Pública (GT-Seg) e tem como foco o desenvolvimento de meios para fornecer a localização precisa do usuário, às autoridades de segurança, em situações de emergência. Tem também o objetivo de padronizar o tratamento e o envio da localização de terminais que chamem serviços de emergência (190, 193, 197, entre outros). É coordenado pela Anatel, com a participação de todas as operadoras móveis e Secretaria de Segurança Pública interessadas.
A iniciativa de inclusão reforça o trabalho da Anatel para garantir que a tecnologia das telecomunicações se traduza diretamente em segurança pública e salvamento de vidas.
Saiba mais acessando as notícias abaixo: