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Anatel divulga Pesquisa de Conectividade Significativa com foco em dispositivos, habilidades e franquia de dados

Estudo realizado com contribuições do Idec revela desafios no acesso a computadores e no consumo de dados da internet móvel, além de disparidades por faixa de renda
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Publicado em 02/09/2025 13h47 Atualizado em 02/09/2025 18h27
A imagem mostra uma menina sentada do lado de fora de uma casa, em um ambiente simples. Na sua frente há uma mochila rosa com alguns cadernos e livros em cima. A menina está segurando um celular com uma das mãos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) divulgaram os resultados da Pesquisa de Conectividade Significativa, um estudo abrangente que analisa o cenário da conexão digital no Brasil sob as perspectivas de dispositivos, habilidades digitais e uso da franquia de dados.

A pesquisa oferece insights cruciais para a formulação de políticas públicas mais eficazes, buscando a inclusão digital e a conectividade plena para todos os cidadãos.

Dispositivos

Entre os destaques, o levantamento reforça que o celular é o dispositivo mais utilizado para a maioria das atividades online, consolidando sua centralidade no acesso à internet no país.

A pesquisa também evidencia uma clara disparidade na posse de celulares por faixa de renda. Entre os indivíduos com renda de até 1 salário mínimo (SM), 51% declararam possuir aparelhos celulares com valor de compra inferior a mil reais. Em contrapartida, nas faixas de renda mais elevadas, predominam os aparelhos mais caros, evidenciando a influência da barreira financeira no acesso a dispositivos mais robustos.

Apesar dessa diferença de valor, mais de 50% dos entrevistados em todas as faixas de renda possuem o aparelho celular há menos de dois anos, o que indica que a maioria da população dispõe de celulares relativamente novos.

Por outro lado, o estudo revela um desafio significativo: entre as pessoas que afirmaram não possuir computador de mesa ou portátil, quase metade (47,3%) informou que o principal motivo para não ter o equipamento é o alto custo de aquisição. Outros dois motivos para não possuir computador estão inter-relacionados e somam quase 30% dos entrevistados: falta de interesse e não saber utilizar. 

Essa lacuna na posse de computadores contrasta com o fato de que as pessoas geralmente preferem usá-los, em vez do celular, para tarefas essenciais, como acessar serviços do governo, bancos, atendimento médico e fazer compras online.

Franquia e publicidade

Um dos pontos mais sensíveis abordados pelo estudo é o tempo sem internet móvel devido à falta de franquia de dados. A pesquisa revela que 35% das pessoas com renda de até 1 salário mínimo e 35,6% das que recebem entre 1 e 3 salários mínimos ficaram sete dias ou mais sem acesso à internet móvel nos 30 dias anteriores ao levantamento. Esse cenário se agrava para os consumidores de menor renda: 11,6% ficaram mais de 15 dias sem acesso, valor quase seis vezes maior do que o observado entre aqueles com renda superior a 3 salários mínimos (2,2%).

Outro ponto de atenção é que, por estar sem a franquia de dados no celular e sem acesso ao Wi-Fi, 63,8% dos brasileiros deixaram de utilizar serviços bancários ou financeiros; 56,5% deixaram de acessar plataformas de serviços do governo; 55,2% deixaram de estudar; e 52,3% deixaram de acessar serviços de saúde.

A pesquisa aborda ainda o impacto da publicidade no consumo de dados. A percepção de que vídeos de publicidade aparecem com muita frequência (“sempre” ou “muitas vezes”) ultrapassa os 50% em todas as faixas de renda investigadas.

Avaliação da conectividade

O levantamento avaliou o nível de satisfação dos consumidores em quatro aspectos cruciais: dispositivo, infraestrutura (serviços de internet fixa e móvel), habilidades digitais e atendimento das necessidades de conexão. As notas médias nacionais da avaliação dos consumidores foram:

  • Aparelho celular: 8,3;
  • Habilidades digitais: 8,2;
  • Infraestrutura (internet fixa e móvel): 7,6; e
  • Atendimento às necessidades de conexão: 7,8.

Embora as notas de satisfação com o aparelho celular e as habilidades digitais sejam relativamente elevadas, a pesquisa aponta que a satisfação com as habilidades digitais é significativamente menor entre os mais vulneráveis, como pessoas com renda de até 1 salário mínimo e idosos.

Adicionalmente, o estudo sugere um possível descasamento entre a autopercepção do nível de habilidades digitais e a existência real dessas habilidades, indicando que as pessoas podem se considerar mais aptas a lidar com o mundo digital do que de fato estão. 

Conectividade significativa e inclusão digital

O conselheiro Vicente Aquino, presidente do Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações (CDUST), ressalta que “a pesquisa mostra, com números na mão, as dificuldades que o nosso povo ainda enfrenta para se conectar. E deixa claro onde estão os maiores problemas, que precisam da ação firme do Regulador para serem resolvidos”.

Para a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, “os resultados da pesquisa apontam caminhos para aperfeiçoar iniciativas específicas de desenvolvimento da conectividade significativa, visando à inclusão digital de todos os cidadãos”.

“Os dados da pesquisa escancaram que a desigualdade também é perpetuada por desafios à conectividade, como apontam os números sobre custos e o impacto das limitações na franquia. A partir disso, porém, vemos um necessário caminho: a promoção de conectividade significativa é essencial para a defesa e a promoção de direitos fundamentais”, afirma Luã Cruz, coordenador do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec.

A gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, Isadora Moreira Firmino, reforça a importância do estudo: “a pesquisa traz informações cruciais para a formulação de ações e políticas públicas mais eficazes, especialmente quanto ao uso de computadores e à franquia de dados da internet móvel”.

Metodologia

A pesquisa, realizada entre agosto de 2023 e junho de 2024, foi feita por telefone, com 593 pessoas, utilizando o método CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing), e teve abrangência nacional. Foram entrevistados usuários dos serviços de telefonia celular (pré e pós-paga) ou banda larga fixa, com mais de 18 anos.

Leia a íntegra da pesquisa. 

Telecomunicações
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