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CONSUMIDOR

Anatel divulga balanço de reclamações em 2020

Com 2,96 milhões de reclamações, nível se mantém estável desde 2018, mas crescem as queixas sobre banda larga fixa e celular pré-pago durante a pandemia de Covid-19
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Publicado em 27/01/2021 10h39 Atualizado em 17/11/2022 14h36
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu 2,96 milhões de reclamações em 2020. Esse número é 0,5% menor que o de 2019. O nível se mantém estável desde 2018, quando foram registradas 2,94 milhões de demandas. Os valores são bem inferiores ao pico de 2015, quando foram registradas 4,09 milhões de queixas.

Quando as reclamações são comparadas à base de acessos em serviço – o número de contratos ativos – verifica-se ligeiro aumento: o Índice de Reclamações (IR) médio do setor de telecomunicações em 2020 foi de 0,80 contra 0,79 em 2019. Mesmo assim, encontra-se bem abaixo do pico de 2016, quando atingiu 0,96. Esse índice mede a quantidade de reclamações registradas a cada mês para um grupo de mil acessos em serviço.

Apesar da estabilidade verificada nos três últimos anos, as reclamações relativas ao serviço de banda larga fixa cresceram de maneira significativa: foram 764 mil queixas em 2020 – 31,6% a mais em relação a 2019. No biênio anterior (2018-2019), esse serviço também teve aumento de reclamações. A banda larga fixa teve, em 2020, IR de 1,87 – tornando-se pela primeira vez o serviço mais reclamado proporcionalmente ao número de acessos.

Tipo de reclamação. O item Qualidade e Funcionamento puxou o desempenho negativo da banda larga fixa no período – especialmente após o início das medidas de isolamento social associadas à pandemia de Covid-19, entre março e abril do ano passado. A partir de maio, as reclamações sobre qualidade e funcionamento passaram a cair, mas encerraram 2020 ainda em patamares superiores ao do ano de 2019. O maior impacto ocorreu na Claro e nas prestadoras de pequeno porte (PPPs), conforme dados disponíveis no Panorama de Reclamações 2020.

Em 2020 também foi registrado crescimento de reclamações na telefonia móvel pré-paga (crescimento de 16,2%). Tal crescimento está associado ao aumento do número de reclamações sobre Bloqueio, Suspensão e Cancelamento no período entre o início das medidas de isolamento social, em março, e o mês de outubro.

Nos demais serviços, verificou-se queda no número de reclamações: -7,6% na telefonia móvel pós-paga; -16% na telefonia fixa e -23% na TV por assinatura, como aponta a tabela abaixo.

Reclamações registradas por consumidores na Anatel

SERVIÇO

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2020-2019

Banda larga fixa

Volume

634.514

580.847

525.102

501.979

580.680

764.075

31,58%

Índice

2,39

2,06

1,81

1,371

1,502

1,87

24,91%

Celular pós-pago

Volume

1.227.247

1.260.623

1.143.980

973.770

1.043.533

964.693

-7,56%

Índice

1,36

1,37

1,15

0,87

0,83

0,71

-14,44%

Celular pré-pago

Volume

594.145

595.014

485.951

400.327

377.296

438.579

16,24%

Índice

0,24

0,28

0,26

0,24

0,25

0,32

26,17%

Telefonia fixa

Volume

1.032.448

943.673

760.978

661.358

595.147

499.810

-16,02%

Índice

1,94

1,85

1,55

1,44

1,41

1,33

-5,08%

TV por assinatura

Volume

584.110

511.052

467.363

383.303

366.556

282.177

-23,02%

Índice

2,56

2,31

2,16

1,83

1,87

1,58

-15,67%

Outros

Volume

16.169

20.660

22.322

20.503

15.546

13.861

-10,84%

Índice

n.a.

n.a.

n.a.

n.a.

n.a.

n.a.

n.a.

TOTAL

Volume

4.088.633

3.911.869

3.405.696

2.941.240

2.978.758

2.963.195

-0,52%

Índice

0,93

0,96

0,87

0,76

0,79

0,80

1,06%

Fonte: Sistemas Focus e Anatel Consumidor - SRC - Anatel. Acesso em: janeiro/2021.

1 O índice do serviço de banda larga fixa e o índice geral foram recalculados para considerar atualização dos acessos de Prestadoras de Pequeno Porte. Anteriormente o índice da banda larga era 1,69 e o índice geral 0,77.

2 O índice do serviço de banda larga e o índice geral consideram a atualização dos acessos das pequenas prestadoras desse serviço.

Canais de atendimento. Os consumidores podem registrar reclamações contra prestadoras de telecomunicações no Sistema Anatel Consumidor ; no aplicativo gratuito para celulares Anatel Consumidor; e na Central de Atendimento Telefônico, disponível, gratuitamente, das 8 às 20 horas nos dias úteis, por meio do número 1331.

Saiba mais no Panorama de Reclamações 2020. Além disso, os dados sobre reclamações registradas na Agência podem ser acessados em https://www.anatel.gov.br/paineis/consumidor/reclamacoes.

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