Notícias
PLANEJAMENTO
Anatel apresenta resultados do 2º trimestre de 2025 com avanços em cobertura 5G, segurança e cidadania digital
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os principais resultados institucionais do segundo trimestre de 2025, com progressos nas metas previstas no Plano Estratégico 2023-2027 e no Plano de Gestão Tático 2025-2026. Os dados foram apresentados durante reunião do Comitê Interno de Governança (CIG) realizada no dia 8 de agosto.
O cumprimento das metas estratégicas de resultado chegou a 62,62%, com destaque para a cobertura da tecnologia 5G, que atingiu 63,71% da população, superando a meta prevista para 2027 (57,67%). A velocidade média contratada da banda larga fixa registrou aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, após revisão de dados junto às prestadoras, alcançando 450 Mbps.
Avanço no Plano de Gestão Tático
Os resultados também evidenciam o desempenho das ações organizadas por eixos temáticos do Plano de Gestão Tático 2025–2026. Os principais destaques do trimestre foram:
Infraestrutura e Qualidade
- Ranking de acessibilidade em telecomunicações: atualizado em abril, passou a incluir voluntariamente Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs).
Dinamismo de Mercado
- Agenda Regulatória: o índice de execução chegou a 43%, com seis Análises de Impacto Regulatório (AIR) concluídas, abrangendo revisões de normas e editais.
Transformação digital, inovação e cidadania
- Projeto com a UNESCO: o projeto promove habilidades digitais entre pessoas com 60 anos ou mais. Estão previstos sete eventos regionais.
- Sistema Nacional de Autenticação de Chamadas (“Origem Verificada”): 51 prestadoras aderiram ao sistema, que visa combater chamadas fraudulentas, conforme a Resolução nº 777/2025.
- Combate à pirataria e segurança digital: foram emitidas 42 ordens de bloqueio de endereços IP (identificadores numéricos de dispositivos na internet) e URLs (endereços de sites) utilizados em aparelhos TV Box não homologados. As ações são realizadas em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Gestão de Excelência
- Segurança da Informação: o Índice de Segurança da Informação (ISEG) interna alcançou 0,71 no segundo trimestre, próximo à meta de 0,75.
- Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): foi registrada 97,52% de disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de TI.
O índice de esforço tático, que mede o grau de execução dos planos institucionais, ficou em 85,55% no trimestre. Os principais destaques foram:
- Plano de Transformação Digital (PTD): alcançou 52% de execução, com foco em acessibilidade, automação de processos e segurança da informação. O plano está alinhado à Estratégia Federal de Governo Digital.
- Portfólio de Projetos Estratégicos: no Projeto InovIA, que contempla iniciativas de Inteligência Artificial (IA), duas soluções foram entregues no período. Outras estão em desenvolvimento com apoio da equipe de ciência de dados, voltadas à melhoria de processos internos e suporte técnico às áreas da Agência.
A reunião do Comitê reforçou o compromisso da Anatel com a ampliação da conectividade, a melhoria da qualidade dos serviços, a proteção do consumidor e a inovação no setor de telecomunicações. O acompanhamento das metas e projetos segue sendo prioridade para garantir avanços concretos para a sociedade brasileira.
O Comitê Interno de Governança (CIG) é o órgão colegiado que apoia o Conselho Diretor da Anatel em atividades de direcionamento, monitoramento, supervisão e avaliação da atuação da gestão estratégica da Anatel, bem como apoia na implementação da governança. O Comitê é constituído pelos seguintes membros efetivos: o Presidente da Anatel, que o preside; um representante designado de cada gabinete de Conselheiro; e o Superintendente Executivo.
Para mais informações, acesse os infográficos de resultado no portal da Anatel.