Notícias
RADIODIFUSÃO
Alagoinhas é o primeiro município da Bahia a receber estações de TV do Programa Brasil Digital
A cidade de Alagoinhas (BA) conta, desde a última sexta-feira (15/5), com uma nova estação de televisão digital no âmbito do Programa Brasil Digital, coordenado, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), presidido pelo conselheiro da Anatel Octavio Pieranti.
A nova estrutura oferece à população os canais TV Câmara dos Deputados, no 12.1; TV ALBA, no 12.2; TV Câmara Municipal de Alagoinhas, no 12.3; e TV Senado, no 12.4. Com isso, Alagoinhas torna-se o primeiro município do interior baiano a integrar a Rede Legislativa em sinal aberto digital, ampliando o acesso da população às atividades dos Poderes Legislativos municipal, estadual e federal.
Relevância
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Assembleia Legislativa da Bahia, da Anatel, da Prefeitura de Alagoinhas e da Câmara Municipal, além de servidores, profissionais da imprensa e membros da comunidade local. Representando a Anatel, o gerente regional da Agência na Bahia, Fábio Alexandre Lago, destacou a importância da iniciativa para a expansão da radiodifusão digital e para o fortalecimento da comunicação pública no país.
“A inauguração da estação de TV digital do Programa Brasil Digital em Alagoinhas representa uma entrega relevante para a população do município. Para a Anatel, é uma satisfação acompanhar esse avanço, realizado com a atuação coordenada do Gired, da EAD/Seja Digital e dos parceiros locais”, afirmou.
Parceria
O Programa Brasil Digital seleciona instituições parceiras, como universidades, órgãos públicos, assembleias legislativas, câmaras municipais e prefeituras, responsáveis por oferecer local e infraestrutura básica para a implantação das estações. A iniciativa prevê a instalação e a doação de equipamentos transmissores, com o objetivo de levar canais públicos e legislativos a municípios que ainda não contam com essa programação em sinal digital aberto.
A expansão do sinal digital em Alagoinhas integra o esforço nacional de interiorização da TV pública e legislativa, contribuindo para democratizar o acesso à informação e aproximar as instituições públicas dos cidadãos.