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Ranking de Acessibilidade

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Publicado em 29/03/2019 11h03 Atualizado em 20/05/2025 12h15

Pela sétima vez consecutiva, a Anatel divulga a classificação comparativa entre as prestadoras de serviços de telecomunicações, de acordo com as ações de acessibilidade por elas promovidas, visando à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência.

O Ranking de acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade - RGA (Resolução nº 667/2016), e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel no fim do ano passado, as quais verificaram os seguinte indicadores:

- Acessibilidade nas lojas;

- Acessibilidade nos sites;

- Acessibilidade no atendimento remoto;

- Ações Voluntárias de acessibilidade.

Nesta edição de 2025, a Anatel promoveu dois Rankings de acessibilidade: um para as grandes prestadoras (foram fiscalizadas as operadoras Claro, Oi, Vivo e Tim), e outro para as Prestadoras de Pequeno Porte – PPP (foram fiscalizadas as operadoras Algar, Alloha, Americanet, Brisanet, Desktop e Sky).

De acordo com as fiscalizações e os cálculos efetuados pela Anatel, no âmbito do processo nº 53500.101146/2024-82, a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2025 das grandes prestadoras foi a Vivo, e a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2025 das PPP foi a Algar. A classificação geral segue abaixo:

Ranking das grandes prestadoras - 2025

Posição no Ranking

Prestadora

1º lugar

Vivo

2º lugar

Claro

3º lugar

Tim

4º lugar

Oi

Segue a colocação das prestadoras em cada um dos indicadores:

  • Acessibilidade nas Lojas: (1º)Tim,  (2º)Claro,  (3º)VIVO,  (4º)Oi.
  • Acessibilidade nos Sites: (1º)VIVO, (2º)TIM, (3º)Claro, (4º)Oi.
  • Acessibilidade no Atendimento Remoto:  (1º)Claro,  (2º)VIVO,  (3º)TIM, (4º)Oi
  • Ações Voluntárias em Acessibilidade: Claro, Tim e Vivo (empate em 1º, Oi (4º)

Ranking das Prestadoras de Pequeno Porte – PPP - 2025

Posição no Ranking

Prestadora

1º lugar

Algar

2º lugar

Sky

3º lugar

Brisanet

4º lugar

Alloha

5º lugar

Desktop

6.º lugar

Americanet

Segue a colocação das prestadoras em cada um dos indicadores:

  • Acessibilidade nas Lojas: (1º)Sky,  (2º)Algar,  (3º)Americanet,  (4º)Brisanet, (5º)Alloha, (6º)Desktop.
  • Acessibilidade nos Sites: (1º)Sky (2º)Brisanet, (3º)Desktop, (4º)Algar,  (5º) Alloha, (6º)Americanet.
  • Acessibilidade no Atendimento Remoto: (1º)Algar,  (2º)Brisanet,  (3º)Sky, (4º) Alloha,  (5º - empate)Desktop e Americanet
  • Ações Voluntárias em Acessibilidade: (1º)Brisanet, (2º)Algar, (3º)Sky, (4º) Americanet,   (5º)Alloha, (6º)Desktop.

As prestadoras Vivo e Algar receberam o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2025 em 29 de abril de 2025, em cerimônia realizada no Auditório Nelson Mitsuo Takayanagi, no complexo-sede da Anatel, em Brasília.

Vencedores do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações de anos anteriores:

2019: Tim

2020: Claro

2021: Tim

2022: Claro

2023: Claro

2024: Tim

Portarias que aprovaram os Procedimentos de Fiscalização do Ranking de Acessibilidade:

Os rankings de acessibilidade são fiscalizados com base no Manual Técnico - Operacional dos Procedimentos de Implantação do Regulamento Geral de Acessibilidade – MORGA e nos Procedimentos de Fiscalização do Ranking de Acessibilidade, que seguem:

Portaria nº 1765, de 23 de outubro de 2018 - aplicável ao Ranking de Acessibilidade de 2019.

Portaria nº 1666, de 30 de agosto de 2019 - aplicável ao Ranking de Acessibilidade de 2020.

Portaria nº 1524, de 23 de outubro de 2020 - aplicável ao Ranking de Acessibilidade de 2021.

Portaria nº 2112, de 18 de novembro de 2021 - aplicável ao Ranking de Acessibilidade de 2022.

Portaria nº 2456, de 19 de setembro de 2022 - aplicável ao Ranking de Acessibilidade de 2023.

Portaria nº 2705, de 04 de outubro de 2023 - aplicável ao Ranking de Acessibilidade de 2024.

Portaria nº 2912, de 07 de outubro de 2024 - aplicável ao Ranking de Acessibilidade de 2025.

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