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Plano de Gestão Tático 2025-2026

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Publicado em 07/01/2025 11h19 Atualizado em 08/10/2025 09h57

Plano de Gestão Tático

A primeira revisão do Plano de Gestão Tático 2025-2026, aprovada em setembro de 2025, desdobra a estratégia da Anatel em táticas para superar os desafios e oportunidades no horizonte temporal de dois anos, mas com revisões anuais, de modo a possibilitar a continuidade e a fluidez das ações regulatórias e de gestão da Agência.

O documento norteia a atuação da Anatel e contém as prioridades da Agência, materializadas por meio de metas anuais de desempenho administrativo e operacional (finalístico) bem como as metas de fiscalização a serem atingidas durante sua vigência.

Composto por 28 metas táticas, 14 planos institucionais e 15 projetos estratégicos, o PGT foi elaborado em harmonia com as políticas públicas instituídas pelos Poderes Executivo e Legislativo, voltadas ao setor de telecomunicações, visando a impulsionar o alcance das metas estabelecidas no Plano Plurianual 2024-2027 e no Plano Estratégico 2023-2027 da Anatel.

Planos Institucionais 

Os 14 planos institucionais buscam a promoção da qualidade dos serviços prestados pela Anatel e o alcance das metas e resultados. Serão executados os seguintes planos institucionais, organizados de acordo com os ambientes da Cadeia de Valor da Anatel:

Ambiente da Cadeia de Valor

Planos Institucionais

Regulação

Agenda Regulatória (AR)

Plano de Fiscalização Regulatória (PFR)

Plano de Uso do Espectro (PUE)

Governança

Plano de Comunicação Social (PCS)

Plano de Gestão de Riscos (PGR)

Plano de Integridade (PI)

Plano de Transformação Digital (PTD)

Portfólio de Projetos Estratégicos (PPE)

Gestão

Plano de Contratações Anual (PCA)

Plano de Dados Abertos (PDA)

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)

Plano Orçamentário (PO)

Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS)

Metas Táticas

A fim de comunicar à sociedade os resultados a serem alcançados no biênio 2025-2026, foram estabelecidas metas táticas para os objetivos estratégicos de processos, que compõem o Mapa Estratégico da Anatel, conforme relacionadas na tabela a seguir:

Objetivo Estratégico

Meta Tática

1A. Viabilizar o acesso físico aos serviços de conectividade com qualidade a todos.

Meta 1: Calcular e divulgar os resultados do ranking de acessibilidade em telecomunicações até 30 de abril anualmente.

Meta 2: Aumentar a qualidade de atendimento digital do Serviço de Banda Larga fixa de 6,99 para 7,34 em 2025 e 7,6 em 2026.

Meta 3: Aumentar a qualidade de atendimento digital do Serviço Móvel Pessoal Pós-pago de 7,10 para 7,28 em 2025 e 7,45 em 2026.

Meta 4: Aumentar a qualidade de atendimento digital do Serviço Móvel Pessoal Pré-pago de 7,55 para 7,75 em 2025 e 7,92 em 2026.

Meta 5: Aumentar a proporção de redes municipais de SMP e SCM que cumprem os referenciais mínimos de qualidade de 90% para 92% em 2025 e 95% em 2026.

1B. Viabilizar a expansão e a implantação da infraestrutura da rede de base.

Meta 6: Atualizar e divulgar o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT) anualmente.

1C. Buscar uma atuação responsiva para o cumprimento de obrigações regulatórias.

Meta 7: Concluir, no prazo, 90% das ações de fiscalização regulatória priorizadas anualmente.

1D. Proteger as infraestruturas críticas da conectividade.

Meta 8: Obter, por meio de solicitação formal às prestadoras abrangidas pelo R-Ciber, informações sobre a localização de cabos submarinos e data centers, de forma a cobrir 100% dessas prestadoras até 2025.

Meta 9: Obter, por meio de solicitação formal às prestadoras abrangidas pelo R-Ciber, informações relativas às medidas de proteção e segurança cibernética adotadas para cabos submarinos e data centers, de forma a cobrir 100% dessas prestadoras até 2026.

2A. Garantir a adequabilidade da definição do mercado.

Meta 10: Reportar atualizações de informações dos mercados relevantes (definidos no PGMC III) por meio da divulgação de 2 relatórios em 2025 e 2 relatórios em 2026.

2B. Garantir equidade no acesso ao mercado e nas regras aplicáveis aos agentes.

Meta 11: Homologar 80% das Ofertas de Atacado (incluídas as Ofertas de Referência dos produtos no Mercado de Atacado - ORPAs - e Ofertas Pública de Interconexão - OPIs) submetidas para análise anualmente.

2C. Promover uso eficiente dos recursos escassos.

Meta 12: Concluir 50% do projeto de atualização do Regulamento de Uso do Espectro em 2025 e 100% em 2026.

2D. Promover a atratividade e a sustentabilidade econômica do setor pela modernidade da regulação

Meta 13: Publicar 80% dos indicadores de empresas não PPP anualmente.

Meta 14: Executar 45% dos projetos normativos da Agenda Regulatória em 2025 e 90% em 2026.

3A. Promover o empoderamento e a segurança digital dos cidadãos.

Meta 15: Implantar 100% do Sistema Nacional de Autenticação de Chamadas até 2025.

Meta 16: Executar 50 ordens de Bloqueio IP/URL usados na utilização de TV Box não homologados ou na oferta irregular de conteúdo audiovisual em 2025 e acima de 50 ordens em 2026.

Meta 17: Executar 30% das ações de promoção das habilidades digitais propostas em 2025 e 100% em 2026

3B. Fomentar aplicações e modelos de negócio inovadores.

Meta 18: Publicar a chamada da 1ª Edição para o Ambiente Regulatório Experimental - Sandbox Regulatório até 2026.

3C. Promover o uso das tecnologias emergentes de forma isonômica e transparente.

Meta 19: Aprovar 100% do projeto relativo ao Regulamento de Deveres dos Usuários até 2025.

Meta 20: Firmar 5 parcerias em tecnologias emergentes com instituições públicas ou privadas em 2025 e 5 em 2026.

4A. Promover a formação contínua e a capacitação de servidores.

Meta 21: Atingir, no mínimo, 80% das capacitações priorizadas anualmente.

4B. Garantir a transparência, a diversidade e a responsabilidade socioambiental da gestão interna.

Meta 22: Executar, no mínimo, 95% do orçamento previsto anualmente.

Meta 23: Executar, no mínimo, 95% do Plano de Contratações Anual – PCA.

4C. Garantir a agilidade da gestão e a adequabilidade da infraestrutura interna com o uso das tecnologias da informação e comunicação.

Meta 24: Assegurar a disponibilidade de, no mínimo, 90% das ferramentas e da infraestrutura de TIC anualmente.

Meta 25: Concluir 100% dos itens previstos, pela SGI, para 2025 e 2026, para aprimorar o iESGo.

Meta 26: Aprimorar a cultura de segurança da informação na Anatel por meio da implementação de ações e iniciativas para elevar de 0,69 o resultado do ISeg (indicador de maturidade em Segurança da informação) do PPSI para 0,75 em 2025 e 0,80 em 2026.

Meta 27: Executar 50% do Plano de Ação para tratamento de vulnerabilidades dos sistemas legados em 2025 e 100% em 2026, no que diz respeito aos 89 sistemas candidatos à desativação.

Meta 28: Implementar com o uso de Inteligência Artificial (IA) 40% dos desafios apresentados pelas áreas da Agência em 2025 e 80% em 2026.

Monitoramento e acompanhamento

O monitoramento deste Plano será realizado a partir do acompanhamento da execução das iniciativas táticas elencadas para o alcance das metas táticas e dos resultados esperados, por meio das informações reportadas pelas áreas técnicas em solução informacional, na periodicidade definida pelo processo de Planejamento Institucional.

O desempenho global de execução deste Plano será mensurado com base nos seguintes indicadores: 

  • nível de alcance das metas táticas;
  • indicador de esforço tático; e
  • indicador de cumprimento das metas das iniciativas.

Com o intuito de prover maior transparência e eficiência dos gastos públicos, o acompanhamento do Plano também será realizado de forma articulada com a execução dos recursos orçamentários alocados conforme os ambientes da Cadeia de Valor da Agência. 

Resultados

Os resultados parciais dos indicadores de desempenho são acompanhados por meio de painéis interativos (dashboards) e reportados trimestralmente ao Comitê Interno de Governança nas Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAE).

Os principais resultados dos indicadores estratégicos, bem como dos programas, projetos e ações desenvolvidos pela Anatel encontram-se consolidados nos Relatórios Anuais e Relatórios de Gestão da Agência e podem ser consultados nas páginas destacadas a seguir: 

  1. Produtos e Resultados Gerados;
  2. Relatórios Anuais; e
  3. Relatórios de Gestão.

Histórico

Acesse os Planos de Gestão anteriores.

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