Notícias
AERONAVES
Anac autoriza fabricação de aeronave leve esportiva SLING TSI para empresa brasileira
Crédito: TAF Brasil
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) conferiu à empresa brasileira TAF BRASIL LTDA ME o reconhecimento da aeronave SLING TSI como Aeronave Leve Esportiva (ALE) Especial. Com o reconhecimento, a empresa passa a ter autorização para fabricar a aeronave no Brasil, ampliando a oferta de produtos dessa categoria no país. A TAF é a décima fabricante brasileira a receber o reconhecimento de ALE Especial.
O diferencial da aeronave SLING TSI está na sua capacidade para operar com 4 lugares, sendo o segundo avião ALE Especial do mundo com esta característica apto a atender às normas consensuais da categoria ALE.
Para o reconhecimento do SLING TSI, a Agência realizou um trabalho de verificação documental amostral, visitas técnicas à fabricante e vistorias na aeronave. Esse processo teve como objetivo verificar que a empresa conduziu todas as análises e ensaios exigidos pelas normas consensuais, e que a declaração da fabricante possui fundamentos técnicos.
Regulamentação da categoria ALE
O reconhecimento do SLING TSI como ALE Especial foi possível porque a Anac, em julho de 2022, alterou a regulamentação da categoria ALE no Brasil, permitindo que aviões com até 4 assentos e PMD (peso máximo de decolagem) até 1.361 kg utilizem normas consensuais da categoria ALE desenvolvidas pela ASTM International.
Essa nova regulamentação, além de aproximar o Brasil de padrões internacionais, permite uma redução de custos para a aprovação de novos projetos dessas aeronaves em comparação com o processo de certificação de tipo e mantém o nível aceitável de segurança com o atendimento às normas consensuais.
Assessoria de Comunicação Social da Anac