Notícias
ASAS PARA TODOS
Pilotos do Semiárido: publicados a lista final e o cronograma atualizado do processo seletivo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) divulgam, nesta terça-feira, 9 de setembro, a lista final do edital do projeto Pilotos do Semiárido, concluindo a reanálise dos documentos de todos os inscritos no Edital nº 18/2024. A inciativa faz parte do programa Asas para Todos da Anac e incentiva a formação de pilotos, além de promover oportunidades de desenvolvimento na região do semiárido brasileiro.
O processo seletivo para o curso estava sob apuração de dados, após as instituições identificarem a necessidade de verificação detalhada das inscrições, com o objetivo de garantir a legalidade e a isonomia da seleção.
A lista final e um novo cronograma com os próximos passos foram divulgados na página da Fundação Guimarães Duque , organizadora da seleção, nesta terça-feira após análise dos recursos.
Projeto Pilotos do Semiárido
Destinado a pessoas de baixa renda, o projeto busca ampliar oportunidades, ofertando a capacitação de pilotos e o desenvolvimento de competências técnicas.
Por meio do Edital 18/2024, foi ofertado um curso gratuito com 20 vagas, sendo 10 preferencialmente destinadas a mulheres. O curso será presencial e tem como meta formar os pilotos até a etapa de obtenção de licença de Piloto Comercial de Avião (PCM) e das habilitações Monomotor Terrestre (MNTE), Multimotor Terrestre (MLTE) e Voo por Instrumentos (IFRA). Além disso, a formação vai propiciar aos alunos o conhecimento técnico da língua inglesa, preparando-os para o Santos Dumont English Assessment (SDEA).
A Anac seguirá informando a sociedade sobre cada etapa do processo, reafirmando seu compromisso com a transparência e com o fortalecimento da aviação civil no Brasil.
Asas para Todos
Lançado em 2024, o programa é uma parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o Ministério de Portos e Aeroportos e pretende transformar a aviação civil brasileira por meio da educação. Formado por três eixos: Capacitação e formação, Diversidade e inclusão e Mulheres na aviação, o Asas para Todos propõe um grande pacto pela diversidade e inclusão social no setor aéreo.
O programa conta com a participação de empresas do setor, de universidades e institutos federais de educação e de órgãos do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação Social da Anac