Notícias
ASAS PARA TODOS
Parceria entre Anac e JUVRio leva 30 jovens do Rio de Janeiro para conhecerem o aeroporto do Galeão
Em mais uma edição do projeto que leva jovens de escolas públicas a conhecerem os aeroportos do país, o programa Asas para Todos desembarcou no Rio de Janeiro (RJ) para promover essa experiência para 31 jovens moradores de favelas do Rio. A visita aconteceu nessa quarta-feira (19/2) no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - Galeão. Os jovens, que têm idades entre 15 e 29 anos e moram em comunidades como Morro do Ponto, Fallet-Fogueteiro e na Penha, tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez, em detalhes, um dos maiores aeroportos do Brasil.
A visita foi marcada por muita descontração e curiosidade, e é resultado da parceria entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os órgãos tem o objetivo de ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil, fomentar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho do setor aéreo e incentivar a visita a espaços da aviação civil da cidade, como aeroportos e museus.
Durante o passeio, os jovens puderam conhecer as áreas restritas do Aeroporto do Galeão, como o Centro de Treinamento, a área de inspeção de passageiros e bagagens, a Central Faísca do Corpo de Bombeiros de Aeródromo e as pistas de pousos e decolagens.
O jovens também participaram de uma palestra sobre como funcionam os aviões, suas partes e componentes, o funcionamento da infraestrutura do aeroporto e algumas das profissões da aviação, como comissário de bordo, mecânico de aeronave, controlador de tráfego aéreo, fiscal de pátio e operador aeroportuário.
O Corpo de Bombeiros de Aeródromo do Galeão apresentou aos jovens as principais medidas de segurança realizadas no aeroporto em caso de acidentes. Ao final, a equipe de manejo de fauna mostrou alguns dos animais que ajudam no controle da fauna ao redor do aeroporto. Esses animais afugentam pássaros ou outros bichos que podem interferir nas operações aéreas (colisões com aeronaves) no sitio aeroportuário.
Asas para Todos
Programa estratégico da Anac criado para fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação na aviação civil brasileira, o Asas para Todos tem vários projetos associados a três subprogramas: Inclusão e Diversidade, Mulheres na Aviação e Formação e Capacitação.
Assessoria de Comunicação Social da Anac