Notícias
SEGURANÇA DA AVIAÇÃO
Novos formulários de reporte de risco baloeiro e de raio laser estão disponíveis
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibilizou ao público duas novas formas para reportar riscos à segurança operacional: estão no ar os formulários de reporte de risco baloeiro e de raio laser. Eles estão disponíveis no Portal Único de Notificação.
Os formulários permitem que qualquer cidadão registre, de forma simples e rápida, situações que possam colocar aeronaves e pessoas em risco. Ambos substituem os canais de notificação anteriormente providos pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O reporte de risco baloeiro recebe relatos de eventos envolvendo balões livres não tripulados. Já o reporte de raio laser é destinado ao registro de eventos relacionados à emissão de feixes de laser contra cabines de aeronaves, situação que representa risco potencial às operações aéreas.
Os reportes são importantes para a melhoria da segurança operacional. A partir deles, a Agência pode atuar de forma preventiva, identificando e gerenciando riscos.
Confira o passo a passo para reportar:
1. Entre no Portal Único de Notificação;
2. Selecione "Evento de Segurança Operacional" como tipo de reporte;
3. Escolha uma das opções de reportes existentes (lá é possível selecionar os novos tipos "risco baloeiro" e "raio laser");
4. Selecione "Reportar como indivíduo" ou "Reportar em nome de uma organização";
5. Faça o login com o Gov.br;
6. Preencha os campos dos formulários e envie seu reporte.
7. Pronto! A Anac agradece a sua colaboração.
Assessoria de Comunicação Social da Anac