Notícias
aeroportos do futuro
Mudanças nos aeroportos que impactam a vida do passageiro são tema de evento em São Paulo
Em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Aeroportos do Brasil (ABR), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza, nesta quinta-feira, 16 de outubro, o evento Tecnologia e Segurança - O Futuro dos Aeroportos no Brasil, no Hotel Marriott, em Guarulhos (SP).
A iniciativa integra o projeto Aeroportos+Seguros, liderado pela Agência e que trata de medidas de apoio aos aeroportos para modernização dos equipamentos de segurança da aviação civil (Avsec). Além da melhoria dos procedimentos e gestão dos riscos, essas ações também melhoram a experiência do passageiro.
Durante a programação, diversas novas tecnologias estarão em debate. O bodyscan (scanner corporal) é uma delas: além de ser mais preciso na inspeção quando comparado ao pórtico tradicional, ele permite que os passageiros passem mais rapidamente pela segurança e não requer revista pessoal para indivíduos com itens de metal no corpo, como próteses.
A adaptação às novas tecnologias também será discutida, com a troca de experiências entre os aeroportos que já utilizam as novas tecnologias, como raio X dualview, que oferece mais precisão comparado à versão tradicional (single view), mas requer procedimentos de segurança diferenciados.
Programação
O evento Tecnologia e Segurança - O Futuro dos Aeroportos no Brasil conta com o apoio institucional da Anac e será aberto com as participações do diretor da Agência, Tiago Pereira, do presidente da ABR, Fábio Rogério Carvalho, e a diretora de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil do MPor, Luiza Deusdará.
Em seguida, começa a sequência de debates e discussões com o painel Tecnologia e Segurança - o Futuro dos Aeroportos no Brasil. O presidente da ABR moderará um debate entre três representantes da Anac: o diretor Rui Mesquita, o gerente do Projeto Aeroportos+Seguros, Luiz Fernando Pimenta, e o especialista da Superintendência de Regulação Econômica de Aeroportos, Bruno Falcão.
O segundo painel tratará dos estudos de caso sobre aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos, com moderação do superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Giovano Palma.
No terceiro painel, o tema será Novas Tecnologias – biometria e eGates, com moderação da diretora de Investimentos da SAC/MPor Luiza Deusdará.
O último painel, que terá moderação da superintendente de Pessoal de Aviação Civil, Mariana Altoé, vai tratar do tema Manutenção de Equipamentos e Treinamentos.
Outras informações e programação completa estão no site do evento.
Assessoria de Comunicação Social da Anac