Notícias
concurso
Governo autoriza convocação de 35 novos especialistas aprovados no concurso da Anac
O Governo Federal, por meio do Decreto nº 12.647, de 1º de outubro de 2025, autorizou a nomeação de 35 novos especialistas em Regulação de Aviação Civil, aprovados no concurso público da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2023. O quantitativo representa 50% dos candidatos que estavam no cadastro reserva.
Em breve, os aprovados serão convocados para o curso de formação, com duração de 160 horas. A expectativa é que o curso seja realizado no início de dezembro. As nomeações devem ocorrer após o resultado final do curso de formação.
A Anac recebeu autorização para o provimento de 70 vagas de especialistas no concurso de 2023 a fim de recompor o quadro técnico da Agência. As oportunidades foram divididas em 25 vagas para profissionais em qualquer área de formação acrescida de licença de piloto(a) de avião ou helicóptero, 25 para engenheiros(as) e 20 para profissionais de qualquer segmento de formação. O concurso é válido até 2026, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
Novo concurso
Neste ano, a Anac integra o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) com 70 oportunidades para o cargo de técnico em Regulação de Aviação Civil dentro do bloco 9 (regulação – nível intermediário). O salário inicial da carreira, conforme publicado no edital, é de R$ 8.053,32 para 40 horas semanais, com a possibilidade de lotação em São Paulo (SP), São José dos Campos (SP) ou Brasília (DF). As provam acontecem neste domingo, 5 de outubro.
Assessoria de Comunicação Social da Anac