Notícias
ASAS PARA TODOS
Gol e Aena conquistam o Prêmio Acessibilidade e Inovação 2025
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reconheceu as ações das empresas Gol e Aena como as melhores práticas de acessibilidade do setor aéreo brasileiro no Prêmio Acessibilidade e Inovação 2025. Os troféus foram entregues em uma solenidade com a participação dos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), nessa terça-feira, 27 de maio.
Na categoria empresa aérea nacional, a Gol venceu o prêmio com a iniciativa de rampa de acesso às aeronaves, desenvolvida para facilitar o embarque e desembarque de passageiros em operações remotas dos aeroportos. O dispositivo tem uma estrutura ajustável com sistemas hidráulicos e que conta com sistemas de segurança e iluminação recarregados por painéis solares. Já na categoria operador aeroportuário nacional, a vencedora foi a Aena, com o sistema de gestão de passageiros com necessidade de assistência especial (Pnae) no Aeroporto de Congonhas (SP). A ferramenta traz um conjunto de dados e processos específicos de acompanhamento, em tempo real, que permitiu aumentar o percentual de atendimento a passageiros Pnae em pontes de embarque, levando a uma redução na mudança dos portões de embarque e aprimorando a pontualidade das operações como um todo.
As ações foram reconhecidas com base nos resultados obtidos pelos participantes, nos graus de inovação e na replicabilidade e utilização eficiente dos recursos. A premiação serve de incentivo para os aeroportos brasileiros e companhias aéreas apresentarem práticas inovadoras de acessibilidade, além de destacar iniciativas que aprimoram a experiência dos Pnaes em toda a sua jornada — antes, durante e após o voo.
A edição de 2025 contou com a parceria dos ministérios de Portos e Aeroportos e dos Direitos Humanos e da Cidadania, que junto com a Anac avaliaram as iniciativas apresentadas pelos participantes em quatro critérios: resultados obtidos, grau de inovação, nível de replicabilidade e utilização eficiente de recursos.
Para o diretor-presidente substituto da Anac, Roberto Honorato, o reconhecimento das iniciativas sinaliza o compromisso dos participantes com uma aviação civil mais justa, inclusiva e acessível a todos. “Acessibilidade é uma prioridade para a Anac e estamos empenhados em construir uma aviação que respeite e atenda a diversidade de necessidades dos passageiros brasileiros”, destacou.
- Prêmio Resiliência – Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre)
- Prêmio Inovação e Sustentabilidade (Empresa Aérea) – implantação da rampa de acesso à aeronave Gol Linhas Aéreas
- Prêmio Inovação e Sustentabilidade (Operador Portuário) – planejamento e uso de dados para melhorar a eficiência do atendimento da empresa Aena
- Prêmio Voa Brasil – Gol Linhas Aéreas
- Melhor Aeroporto Regional do Sudeste – Aeroporto de Uberlândia (MG)
- Melhor Aeroporto Regional do Sul – Aeroporto de Cascavel (PR)
- Melhor Aeroporto Regional do Centro-Oeste/Norte – Aeroporto de Sinop (MT)
- Melhor Aeroporto Regional do Nordeste – Aeroporto de Campina Grande (PB)
- Aeroporto Regional Mais Brasil – Aeroporto de Cascavel (PR)
- Aeroporto Mais Pontual até 5 milhões de passageiros – Aeroporto de Maceió (AL)
- Aeroporto Mais Pontual entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros – Aeroporto do Recife (PE)
- Aeroporto Mais Pontual mais de 10 milhões de passageiros – Aeroporto de Brasília (DF)
- Empresa Aérea Mais Pontual – Latam Airlines Brasil
- Melhor Aeroporto até 5 milhões de passageiros – Aeroporto de Florianópolis (SC)
- Melhor Aeroporto entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros – Aeroporto de Curitiba (PR)
- Melhor Aeroporto com mais de 10 milhões de passageiros – Aeroporto de Campinas (SP)
- Empresa Aérea Mais Brasil – Azul Linhas Aéreas
- Aeroporto Mais Brasil – Aeroporto de Florianópolis (SC)
Aeroportos + Brasil
A solenidade também marcou a entrega dos troféus da 10ª edição do prêmio Aviação + Brasil, que reconheceu operadores de aeroportos e empresas aéreas que se destacaram na prestação de serviços durante o ano de 2024. Ao todo, 16 categorias foram avaliadas, considerando o perfil, a pontualidade e o movimento dos aeroportos e das companhias aéreas. Confira a os vencedores deste prêmio no site do Mpor.
Assessoria de Comunicação Social da Anac