Notícias
ATUAÇÃO INTERNACIONAL
Encontro internacional discute mitigação de riscos de saúde pública na aviação civil
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu a 9ª reunião dos grupos de trabalho da CAPSCA (Collaborative Arrangement For The Prevention and Management of Public Health Events In Civil Aviation – em português, Arranjo Colaborativo para a Prevenção e Gerenciamento de Eventos de Saúde Pública na Aviação Civil) entre os dias 5 e 8 de agosto. Participaram delegações de 15 países, compostas por especialistas em saúde e aviação, além de autoridades brasileiras, que discutiram medidas de saúde pública no contexto da aviação civil internacional.
A agenda do evento focou na troca de experiências dos países envolvidos no fortalecimento de medidas de saúde pública em aeroportos e na aviação em geral, tendo em vista os aprendizados com a pandemia de covid-19, entre outras, e a apresentação de um plano conjunto entre a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em 8 de agosto, último dia do evento, a Anac apresentou um seminário sobre os esforços do operador do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, da Agência e de todo o setor da aviação após as enchentes que atravessaram o estado no primeiro semestre de 2024. O objetivo foi destacar a importância dos esforços de cuidado com a saúde mental e a integridade física dos usuários e trabalhadores da aviação civil diante de intempéries climáticas de grande. Ao final do evento, o superintendente de Inteligência e Ação Fiscal da Anac, Cláudio Ianelli, foi nomeado vice-presidente da CAPSCA.
A programação do CAPSCA também contou com uma visita ao Aeroporto Internacional de Brasília (DF) para conhecer os protocolos e estruturas de crise e atendimento médico emergencial no terminal.
Assessoria de Comunicação Social da Anac