Notícias
TRANSPORTE AÉREO
Diário de Bordo Eletrônico será implementado em operações de carga regulares
Na quarta-feira, 7 de maio, a empresa cargueira Modern Logistics e a desenvolvedora de soluções digitais Plane It assinaram contrato para o desenvolvimento de um sistema com vistas à implementação do Diário de Bordo Eletrônico (eDB) na frota de aeronaves Boeing 737 da companhia aérea.
Com isso, é dado o primeiro passo na aviação civil brasileira para a implementação integral do diário de bordo digital em operações regulares de carga aérea por uma empresa certificada pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 121 – ou seja, qualificada para operar aeronaves de grande porte.
O eDB foi regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por meio da Resolução nº 458/2017, que estabeleceu as regras para o uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações pelo setor, e da Portaria nº 3.220/2019, que estabelece o modelo de eBD para sua utilização. A regra tem passado por atualizações periódicas para aprimorar o arcabouço regulatório e facilitar a adesão da solução por empresas aéreas e pessoal da aviação civil.
A adoção do diário de bordo eletrônico, em comparação com o diário físico, tem uma série de vantagens para operadores, como a redução da probabilidade de extravio dos dados (uma vez que o eDB permite backup); mais recursos de segurança contra falsificações; acesso mais rápido a registros históricos; maior precisão e integridade das informações registradas; possibilidade de integração com outros sistemas, possibilitando ganhos significativos de eficiência operacional; aprimoramento de controle das operações aéreas; e maior agilidade no preenchimento de dados requeridos, entre outros.
Embora o acordo firmado entre a Modern Logistics e a Plane It não requeira autorização da Anac, por se tratar de um contrato de prestação de serviços, a solução em fase de implementação incorpora tecnologias já homologadas e aprovadas pela Anac, sendo relevante por representar os passos iniciais na direção do desenvolvimento de uma solução customizada de diário de bordo eletrônico. Uma vez aprimorada, a solução poderá ser levada para a Agência para autorização de uso do eDB nas operações.
A iniciativa é um exemplo de como a atuação regulatória da Anac tem possibilitado avanços operacionais para aumentar a agilidade e eficiência do setor, aprimorando o funcionamento da aviação civil a favor do desenvolvimento do país.
Assessoria de Comunicação Social da Anac