Notícias
DADOS DE MERCADO
Com 7,2 milhões de passageiros transportados no mercado doméstico, fevereiro tem a maior movimentação para o mês em cinco anos
O transporte aéreo nacional se destacou na aviação civil brasileira em fevereiro: foram movimentados 7,2 milhões de passageiros nos aeroportos do país. Este é o melhor resultado no mercado doméstico para o mês em cinco anos, representando um crescimento de 7% em comparação a fevereiro de 2024.
Os dados estão disponíveis para consulta no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualizado com os números do setor de aviação civil até fevereiro de 2025.
Na carga doméstica, também foram registrados números positivos. Foram processadas 38,9 mil toneladas de carga, aumento de 5% em relação a fevereiro do ano anterior.
Já a demanda doméstica, medida em passageiros por quilômetros transportados, apresentou aumento de 7,3% em relação a fevereiro de 2024, enquanto a oferta, mensurada em assentos por quilômetros oferecidos, cresceu 3,4%.
A movimentação internacional, por sua vez, registrou no mês de fevereiro 2,3 milhões de passageiros – alta de 13,5% em relação a fevereiro de 2024. Este é o 47º mês seguido de alta na movimentação de passageiros internacionais, que segue uma trajetória de crescimento desde abril de 2021.
Foram movimentadas 67,5 mil toneladas de carga internacional, um aumento de 3,6% comparado a fevereiro do ano anterior. A demanda internacional cresceu 8,8%, enquanto a oferta internacional registrou aumento de 12,2%.
Dados consolidados
A movimentação consolidada dos setores doméstico e internacional foi de 9,6 milhões de passageiros, crescendo 8,5% em relação a fevereiro de 2024. No mês, foram movimentadas 106,3 mil toneladas de carga, 4,1% a mais que em fevereiro do ano anterior. Finalmente, a demanda registrou aumento de 8,2%, enquanto a oferta cresceu 8,6%.
Assessoria de Comunicação da Anac