Notícias
ATUAÇÃO INTERNACIONAL
Anac tem primeira experiência de intercâmbio do Programa SAFA
Foto: Divulgação
Entre os dias 25 e 27 de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teve sua primeira experiência de intercâmbio no âmbito do Programa SAFA (Safety Assessment of Foreign Aircraft), ou Avaliação de Segurança de Aeronaves Estrangeiras, em português. A iniciativa tem o objetivo de padronizar inspeções em rampa entre operadores estrangeiros, reforça o compromisso com os padrões internacionais e cria oportunidades de cooperação entre autoridades.
Inspetores da autoridade aeronáutica de Aruba e da Anac passaram três dias no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Além de participar ativamente das inspeções e de acompanhar procedimentos, os inspetores estrangeiros puderam trocar experiências com os colegas brasileiros.
A partir do programa, os participantes passam a compartilhar reportes de segurança. São essas informações que alimentam e ampliam a capacidade de gestão de risco dos países e garantem mais segurança para a sociedade.
O Brasil é o 50º participante do SAFA, e o primeiro país latino-americano a fazer parte. Canadá, Austrália, Emirados Árabes Unidos e países da Europa estão entre os participantes. A inciativa fortalece a cooperação internacional ao compartilhar boas práticas relacionadas às inspeções de rampa, fundamentais para garantir a segurança operacional de aeronaves internacionais. A participação é um reconhecimento tanto ao trabalho da Anac quanto ao alto nível de segurança da aviação brasileira.
Assessoria de Comunicação Social da Anac