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Anac ouvirá sociedade sobre novas regras para pessoas com deficiência no transporte aéreo

Com consulta pública prevista para os próximos dias, proposta normativa reforça medidas para garantir dignidade, autonomia e acessibilidade de passageiros com necessidades especiais
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Publicado em 22/01/2025 14h48 Atualizado em 22/01/2025 20h08
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A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, nessa terça-feira, 21 de janeiro, consulta pública para atualizar a Resolução n° 280, de 11 de julho de 2013, que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial no transporte aéreo. Fundamentada em princípios como autonomia, acessibilidade, não discriminação, informação adequada e segurança operacional, a proposta reafirma o compromisso da Anac com a inclusão e equidade de acesso no transporte aéreo. 

O objetivo é assegurar que passageiros com necessidade de assistência especial tenham condições de viajar com independência e dignidade, reduzindo barreiras e fortalecendo soluções que promovam a autonomia dos usuários. A consulta pública da nova norma, que ficará disponível por 60 dias para contribuições, terá início nos próximos dias, no portal da Anac. Também está prevista a realização de uma audiência pública para discussão verbal das sugestões, em data a ser divulgada. 

Passagem gratuita para acompanhante 

A proposta reforça que passageiros com necessidade de assistência especial devem informar previamente suas condições à empresa aérea, possibilitando uma análise detalhada para providenciar assistência personalizada. Nos casos em que for indispensável a presença de um acompanhante (assistente de segurança operacional) em razão de limitações, como, por exemplo, passageiros com severo Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou dificuldades motoras e intelectuais em elevado grau, a norma garante isenção do custo total da passagem desse assistente, com exceção da tarifa de embarque. Entretanto, o foco principal é fomentar condições para que cada vez mais pessoas tenham condições de realizar o transporte de forma autônoma.  

Tecnologias assistivas e equipamentos especializados 

Entre os destaques da proposta está o fortalecimento do uso de tecnologias assistivas, como rampas, sistemas de elevação (ambulift) e cadeiras escaladoras. Os equipamentos deverão ser obrigatoriamente disponibilizados em todos os aeroportos do país. Esses recursos são fundamentais para garantir a acessibilidade com autonomia e segurança, reduzindo a necessidade de intervenções manuais. A norma proíbe que passageiros com deficiência sejam carregados de forma manual por profissionais das empresas aéreas e aeroportos, salvo em situações emergenciais. O propósito é incentivar soluções que respeitem a integridade física e moral dos viajantes. 

Eliminação de barreiras e incentivo à independência 

Por fim, a proposta estabelece a não cobrança por ajudas técnicas (cadeiras de rodas, muletas, entre outros equipamentos) e assentos adicionais, quando necessários, para o passageiro com necessidade de assistência, com limites alinhados aos padrões internacionais e o aprimoramento do controle de qualidade na prestação desse tipo de serviço. 

A intenção é garantir que passageiros com deficiência tenham acesso igualitário e pleno ao transporte aéreo, reforçando a mensagem de que todos os passageiros têm o direito de viajar com liberdade e autonomia. A lógica foi considerada para a liberação dos assentos das saídas de emergência aos passageiros com necessidade de assistência especial, desde que aptos a operá-las em caso de necessidade. 

A construção da proposta contou com a colaboração de usuários, agentes do setor aéreo, órgãos de promoção dos direitos das pessoas com deficiência e unidades técnicas da Anac. Esse processo busca assegurar que a regulação atenda de forma abrangente às necessidades de todos os envolvidos e seja um marco na promoção da acessibilidade e da inclusão no transporte aéreo. 

Asas para Todos 

Além de constar do conjunto de temas prioritários da Agenda Regulatória da Anac, a acessibilidade na aviação civil integra um dos pilares do Programa Asas para Todos, focado na inclusão, diversidade, capacitação e formação no setor aéreo. Capitaneado pela Agência e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o Asas para Todos conta também com a participação de outros entes governamentais (entre eles, ministérios de Direitos Humanos e da Cidadania, do Turismo, das Mulheres, da Igualdade Racial e da Educação), privados e do meio acadêmico. 

Assessoria de Comunicação Social da Anac 

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: asas para todosacessibilidadepassageiro com necessidade de assistência especial pnaeresolução 280
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