Notícias
ATUAÇÃO INTERNACIONAL
Anac chefiará delegação brasileira na 42ª Assembleia da Oaci, no Canadá
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) presidirá a comitiva enviada para representar o Brasil na 42ª Assembleia da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) em Montréal, Canadá, de 23 de setembro a 3 de outubro. Também participarão representantes do Comando da Aeronáutica (Decea e Cenipa); do Ministério das Relações Exteriores; da Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos; e da Polícia Federal. Ao todo, serão duas semanas de agendas dedicadas ao desenvolvimento global da aviação.
A agenda começará com a Feira de Inovação da Oaci, realizada nos dias 21 e 22 de setembro. Além da presença de expositores nacionais, o Brasil se destacará por meio de apresentações de superintendentes e do diretor-presidente da Anac, Tiago Chagas Faierstein.
Ao todo, a delegação brasileira apresentará 41 documentos de trabalho (working papers), sendo 12 da Anac, em temas como segurança operacional (safety), e inovação e aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLS). Durante o evento, os representantes do Brasil também participarão de reuniões bilaterais com autoridades estrangeiras. Está prevista, ainda, a assinatura de Acordo de Serviços Aéreos com a Arábia Saudita, que instituirá céus abertos entre os países.
O Brazilian Day será outro destaque da agenda. Organizado pela Anac, o evento acontecerá no dia 27 de setembro, na sede da Oaci, e divulgará a aviação brasileira a países visitantes e autoridades internacionais, fortalecendo o setor globalmente.
Ainda durante a Assembleia, o Brasil concorrerá à reeleição como membro do Conselho da Oaci. O país tem sido eleito para a instância ininterruptamente desde a sua criação. Atualmente, está no grupo 1, que reúne as 11 maiores potências da aviação mundial.
Paralelamente à Assembleia, acontecerá uma feira para empresas do setor. Em torno de 20% dos participantes serão brasileiros, incluindo uma associação produtora de combustível sustentável de aviação (SAF) e, pela primeira vez, todas as empresas do grupo Embraer.
“Além de termos entregas reconhecidas nacional e internacionalmente, mais uma vez a Anac tem a honra de liderar a delegação brasileira na Assembleia da OACI. Isso mostra que temos a capacidade não apenas de liderar o desenvolvimento da aviação brasileira, mas também de estarmos entre os protagonistas globais do setor”, declarou o diretor-presidente da Agência, Tiago Chagas Faierstein.
É possível acompanhar a Assembleia ao vivo no site da Oaci, mediante inscrição.
Assessoria de Comunicação Anac