Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Anac avança na qualidade de serviços digitais prestados ao setor aéreo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) conquistou a 9ª posição, entre 128 órgãos classificados, no ranking da Avaliação de Satisfação de Usuários do Governo Federal referente ao mês agosto de 2025. A Agência evoluiu 56 posições em dois anos. O resultado é fruto da Estratégia Digital 2024-2026 implementada pela Anac, que traçou a meta de alcançar posição de liderança nesse quesito até 2026. Em 2023, a Agência ocupava a 65ª posição da lista, publicada pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A ascensão no ranking reflete o compromisso da Agência com a excelência na prestação de serviços digitais e no desenvolvimento de soluções que sejam centradas no cidadão. Desde a publicação da Estratégia Digital, em fevereiro de 2024, a Anac vem desenvolvendo iniciativas que elevam a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Um dos exemplos é o Super App, que simplifica a jornada de aspirantes a pilotos e facilita o acesso a informações para os demais profissionais da aviação. “Com o Super App, nós temos na mão algo que era espalhado por vários sistemas complexos, com senhas diversas. Hoje, basta ter o Gov.br que um aluno ou um piloto tem ali na mão todas as informações que precisa”, destaca o piloto privado de avião Marcelo de Abreu.
Outro destaque é o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) Digital, que torna mais prático e célere o atendimento aos regulados e aos usuários. “Conseguimos acelerar a entrega de aeronaves para clientes, além de acelerar processos de financiamentos com os bancos. O que eu tenho visto aqui no Brasil, no RAB e na Anac, eu não tenho visto em nenhuma outra agência no mundo”, afirma o empresário do ramo da aviação geral Arthur Lorga.
A transformação digital também traz nova versão do Sisant para cadastro de drones e, em breve, o Anac Pay, que facilitará a realização e a gestão dos pagamentos de taxas e multas junto à Agência, de forma mais segura e rápida. Outra solução digital que já está em testes é uma nova plataforma para tornar mais ágil a certificação de empresas que queiram operar como táxi-aéreo.
Sobre o ranking
O ranking considera dois critérios para medir a qualidade dos serviços prestados: a satisfação dos usuários com os serviços de um órgão e o quanto esse órgão utiliza a ferramenta de Avaliação de Satisfação.
O índice, por sua vez, é formado por dois indicadores:
-
Nota de satisfação: mostra como os usuários avaliam os serviços do órgão;
-
Nota de adesão: indica o quanto o órgão participa da Avaliação de Satisfação. Órgãos com mais serviços integrados recebem nota maior do que aqueles com poucos serviços.
Serviço
Assessoria de Comunicação Social da Anac