Notícias

PARTICIPAÇAO SOCIAL

Participe do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da ANAC

Interessados poderão atuar de forma direta na avaliação e melhoria dos serviços públicos oferecidos pela Agência
Publicado em 06/07/2021 14h04 Atualizado em 13/07/2021 10h40

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) convida a sociedade para fazer parte do Conselho de Usuários de Serviços Públicos do setor aéreo, cuja função é acompanhar e participar da avaliação de qualidade e efetividade da prestação de mais de 80 serviços públicos disponibilizados pela Agência.

Os Conselhos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelos serviços.

Além de propor melhorias e contribuir para a definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário, os conselheiros deverão também acompanhar e auxiliar na avaliação da atuação da Ouvidoria da ANAC. A participação é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

Atribuições do Conselho

  • Acompanhar a prestação dos serviços públicos da ANAC;
  • Participar da avaliação dos serviços prestados;
  • Propor melhorias na prestação dos serviços;
  • Contribuir com a definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário da ANAC;
  • Acompanhar e avaliar a atuação da Ouvidoria da ANAC; e
  • Manifestar-se quanto às consultas que lhe forem submetidas.

Como participar?

Para participar, os interessados devem acessar e fazer Login na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos (clique no link para acessar) disponibilizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e seguir o passo a passo:

  • Selecionar o ícone “Tornar-se Conselheiro”;
  • Escolher o(s) serviço(s) de interesse no campo “Lista de serviços para tornar-se conselheiro” ou inserir o órgão “Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)” para escolher todos os serviços da Agência; e Clicar no ícone "+" para confirmar.

Veja aqui a lista com todos os serviços disponibilizados pela Agência para os Conselhos. (clique no link para acessar)

Acesse aqui o guia de usuário para conselheiros e saiba como funcionam os Conselhos e como você pode participar por meio da plataforma virtual. (clique no link para acessar)

Veja, também, as principais Perguntas e Respostas sobre Conselhos de Usuários de Serviços Públicos (clique no link para acessar).

 

Assessoria de Comunicação Social da ANAC
www.gov.br/anac