Notícias

Dados do Transporte Aéreo

Demanda e oferta de julho recuam 20% na comparação com período pré-pandemia

Dados estão disponíveis para acesso na ferramenta Consulta Interativa
Publicado em 31/08/2021 10h00 Atualizado em 31/08/2021 08h08
Dados-do-Transporte-Aéreo-jul-21.png

- Foto: ASCOM/ANAC

De acordo com os dados do transporte aéreo do mês de julho deste ano (clique no link para acessar), divulgados nesta terça-feira (31) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a demanda e a oferta de voos domésticos registradas em julho deste ano apresentaram retração em comparação com o mesmo período de 2019, de 23,6% e 22,1%, respectivamente.

Em julho de 2021, foram transportados mais de 5,8 milhões de passageiros no mercado doméstico, número 31,3% menor do que o total registrado no mesmo período de 2019.

No mercado internacional, considerando fatores como fechamento de fronteiras e restrição de viagem a turismo, os indicadores também permanecem sob retração. A demanda de passageiros no sétimo mês do ano foi 80,3% menor do que o registrado em 2019. A queda na oferta foi de 65,1%.

A comparação desses indicadores com o mesmo período de 2019 tem sido realizada considerando que a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos 17 meses.

Acesse o link a seguir para consultar os dados de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo de julho de 2021 e de toda a série histórica: https://bit.ly/3sNFBBo.

 

Consulta Interativa

Desde 2018, a ANAC disponibiliza, em sua página na internet, uma ferramenta na qual é possível realizar pesquisas regionalizadas dos principais indicadores do transporte aéreo. Por meio da Consulta Interativa (clique no link para acessar), é possível extrair, por exemplo, o número de voos para um determinado aeroporto e comparar os dados com outros períodos, seja por mês ou ano.

A ferramenta é um grande passo da Agência na transparência de dados do setor aéreo e, por meio dela, é possível ter acesso a informações de mais de duas décadas. As buscas no Consulta Interativa podem ser refinadas por voos, número de passageiros transportados, natureza doméstica ou internacional. Pode ainda ser consultado o ranking de Aeroportos, mostrando a participação de cada terminal na malha aérea brasileira, além de diversas outras possibilidades que retratam a evolução da aviação comercial no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social ANAC
www.gov.br/anac