Por G1 SE — Aracaju


Más condições do tempo e erros do piloto causaram queda de avião com cantor Gabriel Diniz

Más condições do tempo e erros do piloto causaram queda de avião com cantor Gabriel Diniz

Condições meteorológicas adversas, atitude e indisciplina de voo do piloto levaram à queda da aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, em maio de 2019. É o que aponta um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29).

No acidente, morreram também Linaldo Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos. Mas no momento do acidente, segundo o Cenipa, apenas o primeiro estava exercendo a função e teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação da aeronave Piper Cherokee PT-KLO. De acordo com o relatório, o piloto não avaliou adequadamente os parâmetros para a operação da aeronave com a decisão do prosseguimento do voo em condições meteorológicas desfavoráveis.

A aeronave caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe, no dia 27 de maio de 2019.

Cenipa conclui investigações sobre o acidente que matou Gabriel Diniz, do hit 'Jenifer'

Cenipa conclui investigações sobre o acidente que matou Gabriel Diniz, do hit 'Jenifer'

Mapa mostra local da queda de avião — Foto: Arte G1/Roberta Jaworski

Veja fatores que contribuíram para o acidente, segundo o Cenipa:

  • Atitude
  • Condições meteorológicas adversas
  • Indisciplina de voo
  • Julgamento de pilotagem
  • Planejamento de voo
  • Processo decisório

O documento aponta que a aeronave, fabricada em 1974, não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) operar em Condições de Voo Visual (VMC).

O piloto Linaldo Xavier tinha 83h50m de experiência de voo e possuía licença de Piloto Privado - Avião (PPR), em curso realizado no Aeroclube de Alagoas, em 2017, e estava com a habilitação de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) válida. Ele estava somente qualificado para realizar o voo em rota em condições estritamente visuais. O G1 tentou contato com a família do piloto, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A investigação entendeu que “não considerar os procedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a exposição da aeronave a elevado risco de acidente”, o que contribuiu para a queda da aeronave.

Carreira do cantor

Gabriel Diniz gravou em Noronha o DVD GD na Ilha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

No auge da carreira após estourar com a música "Jenifer", um dos hits do carnaval de 2019, Gabriel tinha 28 anos quando morreu no acidente aéreo.

Antes do sucesso com "Jenifer", Gabriel Diniz gravou "Paraquedas", com Jorge e Mateus; e "Acabou, acabou", com Wesley Safadão.

O cantor nasceu em Campo Grande (MS), mas foi criado em João Pessoa (PB), onde morava com a família.

Veja vídeo gravado por Gabriel Diniz pouco antes do voo que caiu:

Gabriel Diniz fala em vídeo gravado em avião

Gabriel Diniz fala em vídeo gravado em avião

Investigação

Após investigações, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu, em maio deste ano, que o avião realizava táxi aéreo de forma ilegal e autuou o Aeroclube de Alagoas, proprietário da aeronave.

Após mais de um ano e sucessivos pedidos de adiamento de prazo à Justiça, a Polícia Federal ainda não concluiu a investigação sobre o acidente aéreo pois, de acordo com o delegado Márcio Alberto Gomes Silva, responsável pelo inquérito em Sergipe, ainda eram aguardados os laudos periciais elaborados pelo Cenipa e pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

'Ver a cama vazia é terrível'

Um ano após a morte do filho, o pai do artista, Cizinato Diniz, falou sobre a saudade que sente. Além das memórias que retornam com a data do acidente, Cizinato disse que as lembranças são mais fortes na casa onde vivem, em João Pessoa.

“O que mais me faz lembrar Gabriel hoje é passar no quarto dele e ver a cama vazia, isso pra gente é terrível”, relata o pai.

VÍDEOS: mais assistidos no G1 nos últimos 7 dias

Más condições do tempo e erros do piloto causaram queda de avião com cantor Gabriel Diniz

Más condições do tempo e erros do piloto causaram queda de avião com cantor Gabriel Diniz

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!