Prêmio Acessibilidade 2024
O Prêmio Acessibilidade foi criado com o objetivo de elevar os padrões de qualidade das empresas aéreas no que se refere à acessibilidade para passageiros com necessidade de assistência especial. A iniciativa contou com o apoio do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR).
A premiação das empresas aéreas considerou dois critérios, cada um deles com peso de 50%. O primeiro foi o desempenho de cada empresa no cumprimento das regras dispostas na Resolução nº 280 , de 11 de julho de 2013, que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial. Esse desempenho foi avaliado pela equipe de fiscalização da ANAC ao longo do ano de 2023, em diversas bases de cada uma das empresas nacionais que operam no País.
O segundo critério foi o desempenho de cada empresa aérea com relação a boas práticas que proporcionam maior qualidade e dignidade no atendimento a passageiros com necessidade de atendimento especial. Essas práticas estão no manual produzido pela SAC/MPor, por meio de parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito do projeto Aviação Acessível. O desempenho foi verificado a partir de informações prestadas pelas empresas aéreas, que reportaram a implementação e o nível de implantação das práticas descritas no manual.
Já a premiação de operadores aeroportuários considerou, como critério único, o nível de adesão às diretrizes e boas práticas contidas no manual. O desempenho foi aferido com base em informações prestadas por cada aeroporto à SAC/MPor.
Na categoria companhia aérea, recebeu o troféu a empresa Gol e, na categoria aeroportos, houve empate, sendo premiados o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), e o Aeroporto Internacional Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), ambos administrados pela Zurich Airport Brasil.