A acessibilidade na aviação civil é uma prioridade para a Anac. Com o objetivo de estimular melhorias contínuas no atendimento a passageiros com necessidades especiais (PNAE), a Agência lançou, em 2024, uma premiação dedicada à acessibilidade. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para aprimorar a experiência dos passageiros em toda a sua jornada — antes, durante e após o voo.
A edição de 2025 busca consolidar o sucesso do ano anterior, ampliando o incentivo à inovação por parte das companhias aéreas e aeroportos. Neste ano, os participantes poderão apresentar produtos, serviços ou processos que tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados aos PNAEs em 2024 e que possam servir de inspiração ou referência para a acessibilidade na aviação civil brasileira.
As melhores iniciativas serão reconhecidas em uma cerimônia promovida pela Anac, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). A premiação integra uma agenda regulatória voltada à criação de incentivos para que o setor aéreo aprimore o atendimento aos passageiros.